Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/08/22 às 15h42 - Atualizado em 26/08/22 às 16h52

Programa Realize

Com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, para a vida e para o trabalho, como forma de potencializar a autonomia econômica das mulheres atendidas pela Secretaria da Mulher (SMDF), muitas delas em situação de vulnerabilidade, a pasta lançou, o Realize. O programa foi instituído por meio da portaria Nº 16, publicada em 24 de março de 2022 no Diário Oficial do Distrito Federal.

 

Considerando que as mulheres representam, atualmente, 48% dos microempreendedores individuais (MEI), e que elas, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), são as responsáveis financeiras por mais da metade dos domicílios em três Regiões Administrativas (RAs) de baixa renda do DF, este projeto reforça a importância de executar ações que ofereçam apoio à formação, à qualificação e à promoção da autonomia financeira das mulheres, ampliando as oportunidades a quais elas têm acesso.

 

Por meio de oficinas, workshops, palestras e dinâmicas interativas de aprendizagem, o programa cria um espaço de incentivo ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com foco no empreendedorismo e na autonomia econômica, além de oferecer ferramentas de planejamento profissional e para estimular a ação empreendedora de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Força interior

Direcionado ao público feminino do Distrito Federal, em especial às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social, o Realize é aplicado em todas as ações da SMDF, voltadas para a promoção da autonomia econômica feminina.

 

A equipe do programa acompanha as alunas por, pelo menos, seis meses após o fim do curso, oferecendo atendimentos psicossociais individuais para garantir o cuidado emocional dessas mulheres.

 

Depois de participarem do projeto, elas poderão ter a possibilidade de crescimento individual e de maior empregabilidade; de adquirirem capacidade para elaborar o seu próprio currículo, dentre outros. Também estarão capacitadas a se engajarem em projetos de empreendedorismo e de terem atitudes empreendedoras; além de estarem aptas a gerir o próprio negócio e de ampliarem a sua visão de mercado.

 

Todas as mulheres do DF, maiores de 18 anos, podem participar do programa a partir de encaminhamentos feitos pela equipe dos equipamentos da Secretaria da Mulher e de outros órgãos associados à rede de enfrentamento à violência de gênero.

 

Elas também podem aderir ao projeto por meio de demanda espontânea. A capacitação acontece nos espaços Empreende Mais Mulher, localizados em Taguatinga e na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia.

Governo do Distrito Federal