Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/03/23 às 12h22 - Atualizado em 26/03/24 às 11h46

SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO DAS MULHERES – SUBPM

 

A Subsecretaria de Promoção das Mulheres – SUBPM planeja, coordena, avalia e apoia a implementação de políticas públicas e desenvolvimento de programas, projetos e ações, de forma direta ou indireta e, em parceria com organismos governamentais e não governamentais, para a promoção das mulheres nas áreas de educação, saúde, cultura, empreendedorismo e autonomia econômica, e que considerem sua diversidade racial, de orientação sexual, geracional, condição de deficiência sem prejuízo de outras formas de diversidade; e também promovam a igualdade entre mulheres e homens, o  trabalho e a garantia de seus direitos.

 

Para a realização das competências a SUBPM organiza a execução dos programas e projetos em 4 eixos:

 

  1. AUTONOMIA ECONÔMICA
  2. PROMOÇÃO DA MULHER E GARANTIA DOS DIREITOS
  3. ÁREAS TEMÁTICAS
  4. EMENDAS PARLAMENTARES

 

AUTONOMIA ECONÔMICA

 

  • Empreende Mais Mulher I e II
  • Rede Sou Mais Mulher / Mão na Massa
  • Oportunidade Mulher
  • Vitrine Colaborativa
  • Programa Realize
  • PROMOÇÃO DA MULHER E GARANTIA DOS DIREITOS
  • Empodera – Formação de Mulheres Líderes
  • Fórum Distrital das Mulheres do Campo e do Cerrado

 

PROMOÇÃO DA MULHER E GARANTIA DOS DIREITOS

 

Empodera – Formação de Mulheres Líderes

Fórum Distrital das Mulheres do Campo e do Cerrado

 

ÁREAS TEMÁTICAS

 

  • Unidade Móvel
  • PRODOC UNFPA
  • Cuide-se

 

EMENDAS PARLAMENTARES

  • A definir

 

 

 

  1. EIXO AUTONOMIA ECONÔMICA

 

O eixo Autonomia Econômica compreende programas, projetos e ações desenvolvidos com o objetivo de promover a inserção da mulher no mundo do trabalho como forma de empoderamento. Incluem as ações de acolhimento, apoio e capacitação de mulheres para a empregabilidade, o empreendedorismo e geração de renda. A participação é gratuita para todas as mulheres encaminhadas pelos dos equipamentos da SMDF ou inscritas no Cadastro Geral de Promoção da Mulher, formulário presente no www.mulher.df.gov.br

 

  • Empreende Mais Mulher I e II

Tratam-se de espaços localizados em Taguatinga, nas instalações da Agência do Trabalhador e, em Ceilândia, na Casa da Mulher Brasileira, voltados para o acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade por violência doméstica e para a população feminina do Distrito Federal.

 

A dinâmica do serviço oferecido nessas unidades, compreende o acolhimento e acompanhamento psicossocial, a elaboração de um plano personalizado e o encaminhamento para cursos de capacitação presencial e/ou on-line, mentoria focada no empreendedorismo, preparação e encaminhamento para participação das mulheres em processos seletivos para vagas de emprego no DF e nos convênios da SMDF.

 

Oficinas de artesanato, beleza, autoestima, informática e serviços na área da saúde, oferecidos por meio de parceria com a Secretaria da Saúde e outras instituições.

 

  • Rede Sou Mais Mulher

Rede Sou Mais Mulher articula, com organizações públicas e privadas que atuam no DF, ações voltadas à promoção da igualdade entre mulheres e homens, ao empreendedorismo e autonomia econômica das mulheres.

A participação das organizações públicas e privadas na Rede Sou Mais Mulher é voluntária e ocorre por meio de termo de adesão específico com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, contendo plano de ação e cronograma de execução, nos quais serão estabelecidos os compromissos e as ações das partes envolvidas.

No ano de 2022, a Rede Sou Mais Mulher manteve suas parcerias com Banco de Brasília, Instituto BRB, Sindicadto da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal – SINDUSCON-DF e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER-DF e, ainda, iniciou parceria com a NEOENERGIA e a Revista Traços por meio da oferta de cursos diversos e oficinas para mulheres oriundas dos equipamentos da SMDF, e posterior possibilidade de ingresso destas ao seu banco de vagas, para atuarem como “porta- vozes da cultura” (comercializadoras) da Associação Traços de Comunicação e Cultura, de forma a promover a reintegração ao mercado de trabalho, contribuindo para o empoderamento econômico e independência financeira feminina

 

Em contrapartida às empresas parceiras, a SMDF ministra palestras presenciais e/ou on-line, voltadas ao combate à violência contra as mulheres e para a conscientização da igualdade de gênero.

 

  • Projeto Mão na Massa: a Rede Sou Mais Mulher, em 2021, criou o Projeto Mão na Massa, os cursos são na área de gastronomia e beleza, em parceria com o Instituto BRB e voltados para o  desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais e são realizados de forma presenciais na área de gastronomia nas dependências do SESC Taguatinga e na área da beleza nas instalações do SENAC Ceilândia.

São três módulos:

1)            Técnico;

2)            Projeto Realize – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

3)            Mídias sociais, vendas e marketing – atividades abordando técnica de vendas,     marketing digital e trabalho com mídias sociais.

 

  • Oportunidade Mulher

O Oportunidade Mulher qualifica mulheres para o mercado de trabalho por meio de oficinas on-line e/ou presenciais, sobre assuntos diversos como mídias sociais, e-commerce, microcrédito, vendas, estratégia de comunicação, gerenciamento de pequenos negócios, estética, gastronomia e moda, a partir de ações integradas entre a Secretaria da Mulher e parceiros, indicando um caminho de criatividade, empreendedorismo, capacitação e possibilidade de renda.

Atualmente, o Oportunidade Mulher acontece nos Espaços Empreende I e II

 

  • Vitrine Colaborativa

Consiste em um perfil no Aplicativo Instagram @colaborativavitrinedf, com ações itinerantes de cadastramento de mulheres para participarem das  atividades de geração de renda em feiras e espaços colaborativos.

O projeto de apoio para a formação de redes de mulheres para a geração de renda na perspectiva da economia solidária foi elaborado para apoiar as mulheres facilitadoras voluntárias partícipes das ações da SMDF e mulheres do Fórum Distrital do Campo e do Cerrado para o empreendedorismo virtual.

 

  • Programa Realize

Programa Realize tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais para o empreendedorismo e empregabilidade.

É uma proposta de fortalecimento para a construção de um caminho de autonomia econômica para as mulheres, partindo da premissa de que, além das competências técnicas, as competências comportamentais são decisivas para uma vida profissional alinhada com o crescimento e alcance de objetivos.

 

  1. EIXO PROMOÇÃO DAS MULHERES E GARANTIA DE DIREITOS

 

  • Empodera Formação de Mulheres Líderes

Por meio do Termo de Colaboração  entre  a Secretaria da Mulher – SMDF e o Instituto Axiomas, o Programa EMPODERA-Formação de Mulheres Líderes, por meio de capacitação em dois módulos, acompanhamento e monitoramento de 1200 (mil e duzentas) mulheres, que se encontram fora do mercado de trabalho ou sem renda fixa, para atuarem como líderes comunitárias.

As inscrições são feitas no site www.axiomas.org.br

 

  • Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado

Criado em 2013, te a finalidade de formular e debater propostas políticas voltadas ao enfrentamento à violência contra as mulheres e sua autonomia no Distrito Federal.

 

O Fórum é um órgão colegiado, de carácter consultivo, coordenado pela Secretaria da Mulher. As reuniões  acontecem bimestralmente, com a presença de representantes de órgãos distritais e da sociedade civil vinculados às questões do campo e do cerrado

A Secretaria da Mulher oferece o suporte técnico-administrativo necessário ao desempenho das atividades do Fórum, com o objetivo de contribuir para a promoção da organização socioprodutiva e da autonomia econômica, ampliação da qualificação profissional e promoção dos direitos das mulheres rurais.

 

  • Comissão de Enfrentamento à Violência

No âmbito do Fórum Distrital, a pedido das lideranças, foi criada a Comissão de Enfrentamento à Violência, com a finalidade de desenvolver um projeto na área rural com o objetivo de divulgar o fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência nas áreas rurais do DF, a promoção de direitos, promover a capacitação das lideranças e ações voltadas para a autonomia econômica feminina.

Para isso, são realizadas ações como palestras, rodas de conversa em parcerias com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, Secretaria de Educação, e com a participação de servidores da SUBPM e do Núcleo de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica – NAFAVD.

 

  1. EIXO ÁREAS TEMÁTICAS
  • Unidade Móvel

O ônibus realiza serviços itinerantes de promoção à mulher, divulgação dos direitos, prevenção e promoção da saúde, combate à violência contra as mulheres do campo e do cerrado, em as ações denominadas Ação Mulher no Campo, assim como no território urbano do DF e entorno, nas ações nomeadas de SMDF em Ação.

Nos meses comemorativos, como da Mulher e Outubro Rosa, e, em outras ações pontuais ou por meio de parcerias, a unidade móvel participa de eventos, presta serviços ou realiza ações educativas, etc.

 

Ação Mulher no Campo – lançado em julho de 2021, este projeto tem como objetivo realizar o atendimento às mulheres rurais, por meio do fortalecimento, qualificação e integração dos serviços da Rede de Atendimento da SMDF, juntamente com os parceiros governamentais e não governamentais, nas áreas mais distantes do Distrito Federal. As ações são baseadas nas solicitações do Fórum Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado.

 

SMDF em Ação –  tem como objetivo ampliar as informações e atendimentos em áreas urbanas do Distrito Federal com a utilização da Unidade Móvel da Mulher, levando rodas de conversas sobre enfrentamento à violência, promoção dos direitos da mulher, autonomia econômica, com a divulgação dos cursos e capacitações realizados pela SMDF. O projeto conta com o apoio de parceiros não-governamentais que oferecem serviços gratuitos na área da saúde.

 

Outubro Rosa – durante a Campanha Outubro Rosa são realizadas atividades para conscientização sobre o câncer de mama.

As ações acontecem nas Regiões Administrativas do DF, da SMDF, em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, com a presença da Unidade Móvel, Carreta da Mulher SESC e Ônibus Saúde + SESC, nas quais são oferecidas atividades de conscientização sobre autoexame e prevenção ao câncer de mama, atendimentos relativos à saúde da mulher, mamografias, exames médicos e ginecológicos, rodas de conversa sobre violência contra as mulheres e divulgação dos equipamentos da SMDF e dos cursos oferecidos pela SUBPM.

 

Prodoc – A parceria entre a SMDF e o Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA visa contribuir para o fortalecimento das ações institucionais do Governo do Distrito Federal, de forma a ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres, implementadas pela SMDF, que garantam os direitos das mulheres e o enfrentamento de todos os tipos de violência, além da inclusão feminina no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país, com enfoque na defesa dos direitos humanos.

 

Cuide-se – O programa tem como objetivo a realização de ações de promoção da saúde física e mental da mulher. Foi instituído em 2021, entre a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal – SMDF e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES.

Ações com o objetivo de implementar políticas públicas para o fortalecimento da Linha de Cuidado da Saúde da Mulher no Distrito Federal, por meio da ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde para as mulheres do DF em todos os ciclos de vida através da realização das ações de promoção da saúde física e mental da mulher, com foco no fortalecimento do cuidado e da qualificação dos serviços de saúde para atendimento humanizado e especializado para mulheres.

 

Envolve desde articulações para o a instituição ou melhoria dos serviços de saúde para as mulheres até a realização de ações itinerantes levando atendimento em saúde. No momento a SMDF e a SES estão elaborando o Plano de Trabalho referente à mencionada Portaria Conjunta, visando, ainda, a colaboração da SES no PRODOC.

 

  1. EMENDAS PARLAMENTARES

 

A definir

 

 

Subsecretaria de Promoção das Mulheres 

Subsecretária: Renata D´ Aguiar

Telefone – (61) 3330-3107

E-mail: subpm@mulher.df.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Governo do Distrito Federal