Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/08/21 às 11h36 - Atualizado em 22/02/24 às 11h17

Mão na Massa

O Mão na Massa é resultado de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e o Instituto BRB, destinado a oferecer cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é parte de outro projeto, o Rede Sou + Mulher, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.

 

Mais do que um curso técnico de gastronomia, além das aulas práticas, as alunas do Mão na Massa assistem a palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, dentre outros.

 

Ao final do treinamento na cozinha, as alunas participam do curso Realize, realizados em três encontros, no Espaço Empreende Mais Mulher, em Taguatinga. A proposta do Realize, ministrado por pedagogos e psicólogas da SMDF, é treinar as habilidades socioemocionais das futuras empreendedoras.

 

Em sua primeira etapa, com o módulo de gastronomia, foram capacitadas 247 mulheres em cursos de bolos caseiros, bombons e trufas, pizzas e esfirras, técnicas de confeitaria e cozinheiro básico.

Participe

Apesar de priorizar mulheres acolhidas pela SMDF, o projeto é aberto a todas que quiserem receber a formação completa para empreender nas áreas de gastronomia, moda, beleza.

 

Para fazer a inscrição, as interessadas deverão realizar o cadastro por meio do formulário geral de capacitação da SMDF. Lá, elas definirão as áreas de capacitação de preferência, bem como o interesse em participar, especificamente, do Mão na Massa. Após o envio dos dados, a Secretaria da Mulher realizará entrevista com as interessadas, com o objetivo de encontrar afinidades e vocação empreendedora entre as participantes.

 

 

 

 

 

Clique na imagem para acessar o formulário de cadastro

 

 

As mulheres enfrentam inúmeros desafios financeiros e sociais, em busca da garantia de renda para a sua família ou para criar seus filhos em meio à crise econômica. 

 

O Instituto BRB, ciente de seu papel social, apoia projetos que são, muitas vezes, a única oportunidade de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social têm para escapar da violência e da pobreza. Incentivar ações que ofereçam uma “porta de saída” para uma vida mais digna está dentro da sua estratégia de atuação para promover o desenvolvimento sustentável da sociedade.

 

Os projetos devem ter como objetivo principal a melhoria da vida das pessoas, envolvendo diversos atores sociais, com visão de cadeia de valor, permitindo o fortalecimento do empreendedorismo e de soluções viáveis para trabalhar no presente, um futuro mais justo.

 

Por sua vez, a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal – SMDF tem como missão desenvolver e gerir ações transversais de enfrentamento à violência e de promoção da autonomia econômica das mulheres no Distrito Federal. Para tanto, uma das atribuições da SMDF, é atuar de forma transversal, em rede e articulada com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, buscando a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento a todos os tipos de violência contra estas.

 

Nesse contexto, a oferta de cursos gratuitos de capacitação, nas áreas de gastronomia, artesanato, costura e outros, visando a qualificação profissional das mulheres em situação de vulnerabilidade social do Distrito Federal, se mostra uma forma de proporcionar o empoderamento feminino e a transformação de vida destas que desejam ser protagonistas da sua própria história. E, ainda, a proposta de palestras presenciais e/ou on line sobre temas como “violência contra as mulheres” e “igualdade de gênero”, oferece a oportunidade de uma conscientização necessária para que as alunas dos cursos oferecidos se tornem multiplicadoras de uma cultura de paz, baseada no respeito e na valorização da mulher.

 

Dessa forma e observando a sinergia e a complementaridade das instituições partícipes, formaliza-se este Plano de Trabalho, o qual se objetiva a capacitação de mulheres, de maneira a possibilitar a inserção destas no mercado de trabalho, promovendo a dignidade e a autonomia da mulher e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do DF.

Governo do Distrito Federal