Governo do Distrito Federal
22/11/21 às 14h14 - Atualizado em 25/07/23 às 14h56

Canais de Denúncia

A violência pode ser dos seguintes tipos:

  • Violência física (agressão física)
  • Violência psicológica (perturbar a tranquilidade, perseguir, ameaçar, violar intimidade, publicar fotos e vídeos íntimos);
  • Violência sexual (ATENÇÃO: em caso de estupro, você não poderá registrar pela internet, então compareça pessoalmente a uma Delegacia de Polícia);
  • Violência patrimonial (dano, furto);
  • Violência moral (injúria, calúnia, difamação).

 

 

Polícia Militar – disque 190 em uma situação emergencial.

 

É o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.

 

Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

WhatsApp:  99610-0180

 

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a

mulher.

 

O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos ompetentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

 

Também é fornecido informações sobre os direitos da mulher e os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso:

 

Casa da Mulher Brasileira,

Centros de Referências,

Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam),

Defensorias Públicas,

Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

 

Polícia Civil197 

 

Caso a vítima precise de uma medida protetiva, ela pode solicitar por meio do aplicativo Maria da Penha Virtual, pelo telefone, no número 197, ou ir à delegacia.

 

Maria da Penha Online – Na plataforma, mulheres vítimas de violência podem registrar ocorrências, denunciar casos e solicitar medidas protetivas. Tudo de forma online e por qualquer aparelho com acesso à internet, neste link: clique aqui

 

Defensoria Pública do DF129 ramal 2

 

Este Núcleo atua na defesa de interesses coletivos das mulheres, em especial quando houver violência de gênero.

 

Também atua na assistência jurídica individual das vítimas de violência doméstica com processos em tramitação no Fórum José Júlio Leal Fagundes (Brasília).

Acompanha os processos penais e confecciona as petições iniciais de família para essas mulheres.

 

Horário de Atendimento da CRC: 9h às 17h (apenas dias úteis)


 

Proteja-se

Aplicativo, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que integra os serviços do Disque 100 e Ligue 180. Por meio dele, é possível denunciar as violações de direitos contra mulheres, 24 horas por dia e em libras.


Disponível para download em dispositivos iOS e Android. 
Saiba mais

 

 

 

Casa da Mulher Brasileira

Equipamento de alta complexidade que oferece atendimento integrado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A Casa conta com um alojamento de passagem que abriga mulheres, em risco iminente de morte, pelo prazo de até 48 horas, até que sejam tomadas as providências e encaminhamentos necessários. Saiba mais

 

 

CNM 1, Bloco I, Lote 3, Ceilândia
Horário: aberta 24 horas
Telefones – Portaria: (61) 3371-2897
Triagem – Balcão 1° andar:
(61) 3373-7864.

 

 

Deam

As delegacias de Atendimento Especial à Mulher funcionam 24 horas por dia e oferecem atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Pelo Maria da Penha On-line, é possível solicitar uma medida protetiva. (www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica).Também é possível fazer denúncias pelo site: www.pcdf.df.gov.br/servicos/197

 

 

 

DEAM I: EQS 204/205, Asa Sul
DEAM II: QNM 2, Ceilândia.
Horário: aberta 24h

 

 

Casa Abrigo

Oferece acolhimento às vítimas de violência doméstica com risco de morte. Para ingresso na unidade, a mulher precisa ser encaminhada por meio das delegacias do DF, após registro de boletim de ocorrência e solicitação de medida protetiva. O tempo de abrigamento das mulheres e seus dependentes é de até 90 dias, durante os quais são oferecidos acompanhamento psicossocial multidiscilplinar e encaminhamento para os demais serviços da rede de apoio do GDF. Saiba mais

 

 

Endereço sigiloso.

 

 

 

Código Sinal Vermelho

Garante que as mulheres possam procurar estabelecimentos comerciais e pedir ajuda em casos de violência doméstica. A denúncia pode ser realizada verbalmente ou por meio de um “X” vermelho desenhado na mão.

 

Estabelecimentos que quiserem aderir ao programa devem enviar um e-mail para: sinalvermelho@mulher.df.gov.br. Saiba mais

 

 

 

CEAM

Espaço de acolhimento e de atendimento psicossocial à mulher em situação de violência. Também oferece orientação e encaminhamento jurídico. Saiba mais

 

 

 

 

CEAM 102 SUL (PLANO PILOTO)
Telefones: (61) 3224-0943
(61) 99183-6454
Endereço: Estação do Metrô 102 Sul

 

CEAM PLANALTINA
Telefones: (61) 3388-4656
(61) 99202-6376 | (61) 99103-2911
Endereço: Jardim Roriz, Área
Especial, Entrequadras 1 e 2, Centro 

 

 

 

NAFAVD

Espaço de acompanhamento psicossocial e de acolhimento, tanto das vítimas quanto dos autores envolvidos em situação de violência doméstica e familiar. Saiba mais

 

 

 

PLANO PILOTO
Telefones: (61) 99323-6567 | (61) 3343-6553

 

BRAZLÂNDIA
Telefones: (61) 99103-0058
(61) 99199-7518 | (61) 3391-1596

 

GAMA
Telefones: (61) 99120-5114 | (61) 3384-3069

 

PARANOÁ
Telefones: (61) 99206-6281 | (61) 3369-4784

 

PLANALTINA
Telefones: (61) 99128-9921
(61) 99199-4674 | (61) 3388-1095

 

SANTA MARIA
Telefones: (61) 99969-3363
(61) 99516-1772 | (61) 3394-6863

 

SOBRADINHO
Telefones: (61) 99501-6007 | (61) 3387-0096

 

 

 

Espaço Acolher Nafavd

O equipamento funciona de portas abertas e oferece acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência contra a mulher. Acolhe as vítimas e os autores de violência. Saiba mais

 

 


Telefones: (61) 99530-9675
(61) 99226-2858 | (61) 3458-1433
Horário: das 9h às 18h
Local: Edifício Arena Mall – QS 406,
Conjunto E, Lote 3, Loja 4,
Samambaia Norte

 

Confira a cartilha em PDF!

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