Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/10/16 às 14h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Programação da Sedestmidh no Outubro Rosa 2016

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), por meio da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos humanos, promoverá uma série de ações para marcar o Outubro Rosa – mês de combate ao câncer de mama.

As atividades começam na terça-feira, dia 4, e vão até domingo, dia 23, com uma caminhada no Parque de Águas Claras. Nesse ínterim, haverá a presença ativa da Sedestmidh com o Ônibus da Mulher em São Sebastião e Quilombolas Mesquita; na iluminação de cor rosa do Congresso Nacional; no Encontro Distrital de Mulheres; num ato no Palácio do Buriti, com as presenças do governador Rodrigo Rollemberg e da colaboradora de governo Márcia Rollemberg; na caminhada de mulheres mastectomizadas e em tratamento de câncer.

Em busca do sucesso para o pacote de ações, a Sedestmidh efetivou parcerias com a ABRAPEC – Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, a Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, o Instituto Avon, as Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, o Ibram, a Agefis e a UNIP.

História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

PROGRAMAÇÃO – OUTUBRO ROSA 2016

Dia 4 de outubro – terça-feira
Ônibus da Mulher
Local: Unidade de Internação de São Sebastião
Horário: 9h às 12h
Horário: São Sebastião

Dia 4 de outubro – terça-feira
Sedestmidh no Senado Federal
Ato de iluminação dos prédios do Congresso Nacional na cor Rosa; e depois, na Biblioteca, lançamento do livro “George Nicholas Papanicolau – O Legado – The Legacy”, dos autores Gibran Daher e Rana Hoda, organizados pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
Horário: 18h
Local: Salão Negro do Congresso Nacional

19h – Lançamento da exposição fotográfica “Viva Vida” da Recomeçar – Entidade de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, no Espaço Galeria do Senado, organizado pelo gabinete da senadora Ana Amélia e pela instituição Recomeçar.

Dia 6 de outubro – quinta-feira.
Palestras na ABRAPEC – Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer.
Tema: Lei Maria da Penha – O que é a violência contra a mulher, formas de violência e apresentação dos equipamentos de atendimento às mulheres em situação de violência.
Palestrante: Dra. Lúcia Bessa
Horário: 9h
Local: QNA 32, Casa 2, Taguatinga Norte

Dia 7 de outubro – sexta-feira.
Encontro Distrital de Mulheres 
Horário: 9h às 16h
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimaraes

Dia 8 de outubro – sábado
Coletivo Cidade – mesa de diálogo e debate sobre Prevenção do Câncer de Mama
Horário: 10 às 17h
Local: Cidade Estrutural

Dia 15 de outubro – sábado
Roda de Conversa com distribuição de materiais da Lei Maria da Penha e sensibilização em relação ao combate à violência contra as mulheres e Caminhada Outubro Rosa da ABRAPEC – Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer, no Parque de Águas Claras com as mulheres mastectomizadas e em tratamento de câncer, alunos/as da UNIP e Projeção, familiares e comunidade. Ao final haverá aferição de pressão arterial, venda de camisetas e outras atividades.
Coordenação: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Sedestmidh
Horário: 9h
Local: Parque de Águas Claras

Dia 18 de outubro – terça-feira.
ATO do Outubro Rosa e palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama.
Abertura com apresentação do Coral do Cruzeiro: Grupo Paz e Amor 
Palestrantes: Drª. Patrícia Peres de Sousa – mastologista da SES; Larissa Bezerra da Silva – pedagoga; Joana Jeker dos Anjos – Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília; Drª Edivanda Barbosa Nunes – Menopausa.
Eneerramento: apresentação musical com o DJ Minas de Stylus
Horário: 9 às 12h
Local: Salão Branco do Palácio do Buriti

Dia 20 de outubro – quinta-feira
Audiência Pública sobre “Câncer de mama: acessibilidade no atendimento às mulheres com deficiência”, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.
Horário: 10h
Local: Ala Alexandre Costa – Plenário 9

21 de outubro – sexta-feira
Oficina Saúde da Mulher: “Autonomia no Corpo e na Vida”, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. 
Local: 10h
Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB – sala 2 – situado perto da Gráfica do Senado, com inscrições via http://migre.me/v7H5b.

Dia 22 de outubro – sábado
Ônibus da Mulher
Horário: 9 às 16h
Local: Quilombolas Mesquita

DIA 23- Domingo 
Caminhada Outubro Rosa
Horário: 9 às 12h
Local: Parque Águas Claras 
Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Instituto Avon, Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, Ibram, Agefis e UNIP.

Governo do Distrito Federal