Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira,(05/07) o Bloco II do Hospital da Criança. A cerimônia, reuniu ministros, secretários de estado, representantes da Organização Mundial da Família, (WFO) e o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado pela mãe, Teresa Rollemberg e da primeira-dama e Colabora Márcia Rollemberg.
Marisa Silva, viúva do ex-vice Presidente da República, José Alencar, grande incentivador do projeto, também estava presente na inauguração.
O Hospital da Criança foi reconhecido, recentemente, pela Organização Mundial da Saúde pela gestão de excelência.
A presidente da W.F.O. a médica Deisei Noeli Weber, lembrou que a secretaria de Saúde de Maringá, no Paraná, inspirou-se no projeto do HCB que hoje já exporta modelo de saúde pública.
O hospital é público, faz parte da Secretaria de Saúde do DF e é administrado pelo ICIPE, que venceu resistências do Ministério Público para permanecer à frente da gestão.
O HCB foi reconhecido, recentemente, pela Organização Mundial da Saúde pela gestão de excelência. A obra custou R$ 100 milhões para o governo do Distrito, dispõe de 202 leitos, sendo 38 de UTI de alta complexidade, pode realizar transplantes e está preparado para atender Brasília e região.
O governador Rollemberg elogiou a gestão e a WFO, a Organização Mundial da Família. Disse que o HCB hoje é um exemplo para o Brasil e, antecipou projetos para outras unidades de Saúde para os quais espera contar com a consultoria da WFO.
Ilda Peliz, Secretária de estado da SEDESTMIDH, que por 20 anos foi presidente da Abrace e idealizadora do Hospital da Crinça José Alencar, não escondia a felicidade “Tenho a sensação de dever cumprido. Lutei muito pela construção do Bloco II, e deixamos um legado. Me sinto realizada hoje de ter participado desse sonho”, destacou Ilda Peliz.