Ao todo, núcleos receberam 2.246 pessoas em 2014
Brasília (04/02/2015) – Os núcleos de Atendimento à Família e Autores de Violência (Nafavd), da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), receberam em 2014 um total de 2.246 pessoas, boa parte formada por homens envolvidos em casos de violência contra suas companheiras ou ex-companheiras. Ao todo, foram realizados 15.909 atendimentos.
A gerente dos Nafavd, Maísa Guimarães, explicou que esse atendimento contempla toda a família, inclusive os agressores, responsabilizando-os por suas condutas e escolhas e objetivando a restauração da harmonia no lar. Ainda segundo ela, o trabalho é previsto na Lei Maria da Penha e em resolução da ONU.
Atualmente, há dez núcleos funcionando no DF, com o apoio do Ministério Público e Poder Judiciário. Neles, equipes multidisciplinares, incluindo os técnicos da Semidh, fazem o acompanhamento psicossocial de famílias inteiras (mulheres, seus filhos e filhas e, inclusive, os homens agressores), envolvidas com violência doméstica.
O objetivo é provocar reflexões sobre as questões de gênero, a comunicação e expressão dos sentimentos, a Lei Maria da Penha, entre outros temas, buscando quebrar o ciclo da violência.
Ascom Semidh
3961-1782 e 3425-4779