Nesta segunda-feira, 25, a secretária-adjunta, Valesca Rodrigues Leão, participou da aula inaugural da terceira etapa do programa Mulheres na Construção. As duas turmas formadas para esta fase (uma de pintora e outra de azulejista) compreendem as vagas remanescentes de ex-alunas. O curso é uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em parceria com a Secretaria da Mulher, com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).
O Programa Mulheres na Construção é uma proposta para qualificação de pessoas, prioritariamente mulheres, e beneficiários de programas sociais de transferência de renda. Na primeira edição do programa, foram oferecidas cinco turmas, sendo três para pintora de obras e duas para azulejista, cada turma com 40 vagas.
Para Valesca Leão a inserção das mulheres em áreas do mercado predominantemente masculinas é um dos caminhos para se mudar o cenário de uma economia machista. “No setor da construção civil, estes valores assumem uma concepção ainda maior, tendo em vista que este é um ramo novo para a maioria das cursistas e que será conquistado e desbravado por elas, no projeto Mulheres na Construção”, destacou.
O diferencial deste curso é que vai além do ensinamento técnico. Ele oferta, também, noções de cidadania e direitos da mulher, direitos do trabalho, economia solidária e empreendedorismo, além de matemática e português aplicados, bem como conhecimentos relacionados à formação profissional de azulejista e pintora de obras.