Este ano, a programação do Outubro Rosa no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) contará com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria da Mulher.
De 1º a 17 de outubro, diversas ações foram preparadas para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama em celebração ao mês dedicado ao tema.
As ações incluem marcação de consultas e exames de mamografia que serão disponibilizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e unidades que compõem o IGESDF – UPAs, Hospital de Base (HB) e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidade móvel – Ônibus da Mulher – da Secretaria da Mulher/ SMDF.
Haverá também, orientações sobre a prevenção do câncer de mama com entrega de panfletos e adesivos, além da inauguração do Salão Rosa Solidário, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizado no Jardim do HB. Ao longo do mês, diversos webinários também foram organizados pelo Núcleo de Treinamento e Educação Permanente do IGESDF com a participação de profissionais com o intuito de instruir sobre a doença.
Estima-se como público da campanha mulheres de 50 a 69 anos, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) quanto à mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – que é recomendada nessa faixa etária.
ÔNIBUS DA MULHER – A Secretaria da Mulher irá disponibilizar duas Unidades Móveis para ações itinerantes, entre os dias 1º a 17 de outubro, e estarão presentes nos hospitais de Base e de Santa Maria, além das UPAs de Ceilândia, Samambaia, Recantos das Emas, São Sebastião, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. Em todos os ônibus, haverá uma equipe da SMDF para prestar acolhimento psicossocial às mulheres, além de oferecer informações sobre a promoção de saúde mental e física delas, incluindo o combate à violência doméstica de gênero.
Os ônibus se transformarão em consultórios, nos quais enfermeiros do IGESDF irão orientar as mulheres a fazerem o autoexame das mamas e também como procurar ajuda médica em caso de suspeita de um câncer, bem como encaminhá-las para exames, caso haja indicação. Além disso, durante todo o mês de outubro, a partir das 18h30, o Palácio do Buriti será iluminado em tons de rosa, em homenagem ao mês de combate ao câncer.
MARCAÇÃO DE CONSULTAS – A marcação das consultas e exames para o HB e HRSM estará disponível através do telefone 3550-8900, ramal 9016. As seis Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs) podem ser buscadas nas regiões administrativas pelas mulheres que se enquadrem nos critérios de idade. Sendo que, serão disponibilizados 20 atendimentos diários durante o período.
SALÃO ROSA SOLIDÁRIO – O Salão Rosa Solidário tem como intuito levar para os pacientes do Hospital de Base um pouco mais de conforto, melhorando a aparência e higiene pessoal. Serão atendidos, exclusivamente, pacientes internados e os respectivos acompanhantes. No local, cabeleireiros voluntários vão oferecer gratuitamente cortes de cabelo e de barba, na segunda, terça e quinta-feira, das 14h às 16h. O novo espaço conta com espelho, lavatórios, balcão, máquina para esterilização, cadeiras de corte e muito carinho. Os pacientes que não têm condições de se locomover continuarão contanto com o serviço nas enfermarias.
OUTUBRO ROSA – O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Abertura da programação Outubro Rosa e inauguração do Salão Rosa Solidário
Data: 1º /10/2020
Horário: 14h
Local: Jardim do Hospital de Base