O governo do Distrito Federal convocou, para os dias 9 e 10 de março, três conferências simultâneas para debater avanços em direitos humanos. Os eventos serão focados nos direitos da pessoa idosa, da população LGBT e de pessoas com deficiência, e estão previstos para ocorrer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
As conferências específicas servirão de base para a 5ª Conferência Distrital de Direitos Humanos, que deve acontecer de 11 a 13 de março, no mesmo espaço. O tema definido pelo GDF é “Direitos humanos para todas e todos: democracia, justiça e igualdade”.
As reuniões divididas por setor também têm temas específicos para este ano. O encontro sobre direitos do idoso discute “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”.
O evento sobre os direitos dos LGBTs tem como tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais – LGBT”. O tema da conferência sobre deficiências é “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.