Iniciativa contou com o apoio da Semidh
A Coordenação de Direitos das Pessoas Idosas, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), entregou o certificado de formatura a 27 participantes do I Curso de Cuidadores de Idosos.
O curso, encerrado no final de maio, teve 220 horas/aula, sendo 160 de teoria e 60 de atividades práticas em instituições de longa permanência para idosos. Além do apoio da Semidh, a iniciativa contou com a parceria do Conselho de Idosos, do Ministério da Saúde e do BRB.
O curso durou dois meses e meio. O conteúdo incluiu trinta itens relacionados ao tema, desde aspectos sociodemográficos do envelhecimento a procedimentos que devem ser adotados pelos cuidadores.
“O Brasil envelheceu em quarenta anos o que na França levou cem anos para acontecer”, disse a enfermeira e mestre em gerontologia Vera Terezinha Silveira da Silva, uma das professoras do curso. Todos os docentes atuaram de forma voluntária
Baiana de Valença e moradora do Recanto das Emas, Lindalva de Jesus Valentim foi uma das participantes do curso a receber o certificado de conclusão. Ele se dedica profissionalmente há 11 anos a cuidar de pessoas idosas e resolveu fazer o treinamento para se qualificar ainda mais.
Outra formanda, Marlete Vieira Chaves deixou a área de vendas para trabalhar como cuidadora. Ela disse que aprendeu muito na área psicológica, de higiene pessoal, de autoestima e medicinal.
Segundo o assessor especial da Coordenação dos Direitos de Pessoas Idosas, Valdir Angelo Godoi, o salário de um cuidador qualificado gira hoje em torno de R$ 4 mil, tornando a profissão muito procurada.
Nesse sentido, o coordenador Márcio Valério destacou a importância do curso no contexto de crise econômica por que passa Brasília e o Brasil. Para ele, com uma melhor qualificação profissional os cuidadores que atuam profissionalmente terão mais chance de ocupar uma vaga no mercado de trabalho.
Ascom Semidh
3961-1782