O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), da 102 Sul, completa nesta semana 5 anos de existência. A unidade foi a primeira do DF e pertence à Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Há outras três unidades iguais no DF, em Planaltina, Ceilândia e na Casa da Mulher Brasileira.
Para comemorar o 5º aniversário, o equipamento realizará uma semana de atividades, com cinco eventos gratuitos para a comunidade atendida, servidores e população em geral. Até o dia 14 os brasilenses ainda podem conferir a exposição “Nunca me calarei”, do fotográfo carioca Márcio Freitas. A mostra traz fotos de mulheres vitímas de violência.
O local atende mulheres vítimas de violência doméstica com o objetivo de promover a superação delas por meio de oficinas, cursos, eventos culturais, palestras, entre outros. Além de ofertar atendimento bacharel em direito, psicólogos e assistentes sociais.
Como funciona
Os atendimentos especializados são agendados de acordo com a demanda (por área, complexidade da circunstância de violência vivenciada, risco envolvido na situação apresentada e disponibilidade da mulher). A mulher que chega espontaneamente ou por encaminhamento à unidade é acolhida prontamente pelos agentes sociais e o atendimento inicial com especialista será realizado de acordo com a disponibilidade da agenda dos profissionais.