Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/09/13 às 14h54 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

“Carreta da Mulher” atende em Brazlândia

A “Carreta da Mulher” fica estacionada no pátio da Administração de Brazlândia até 20/9 e oferecerá, por dia, exames de mamografia, ecografia e preventivos contra câncer do colo de útero.

“A carreta é o símbolo da qualidade na prestação de um serviço essencial, que atende nas cidades, no campo e no sistema prisional. Estamos levando a saúde para perto das mulheres do Distrito Federal”, destacou a Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e as senhas ficam disponíveis a partir das 7h.

A equipe da “carreta” é composta por um médico, dois técnicos de mamografia, um enfermeiro, uma secretária responsável por coordenar as senhas e outras 15 profissionais, que auxiliam no cadastramento e orientação aos pacientes.

“A melhor parte é que a senha é entregue e no mesmo dia são realizados o cadastramento e os exames. A paciente recebe o resultado em, no máximo, uma semana”, complementou a gerente de gestão da diretoria de atenção primária a saúde da cidade, Thays Borba de Souza.

A unidade móvel de saúde acaba com a demanda reprimida dentro da comunidade e os pedidos vencidos também são aceitos, sem necessidade de uma nova consulta, conforme explicou a gerente.

Por dia, são realizadas 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer e, para ser atendida, a paciente deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros serviços oferecidos na “carreta” são aferição de pressão arterial, taxa de glicemia e testagem rápida para HIV e Sífilis.

“O atendimento é bem rápido. Se eu fosse fazer num posto ou no hospital seria muito demorado. E na “Carreta da Mulher” eu peguei a senha, fiz o cadastro e a prevenção, tudo em 30 minutos” disse auxiliar administrativa Cristiane Paes de Gouvea, que recebeu atendimento.

Para mulheres acima de 40 anos não é necessário ter em mãos o pedido médico para realização da mamografia.

Informações sobre o funcionamento da “Carreta da Mulher” e o cronograma nas cidades estão disponíveis no endereço www.carretadamulherdf.com.br.

Fonte: Agência Brasília 

Governo do Distrito Federal