Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/13 às 20h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Vacina contra o HPV atinge 85% do público-alvo

COMPARTILHAR

Terminou ontem, 5, a primeira etapa da campanha de vacinação contra o papiloma vírus (HPV). Ao todo, segundo dados da Secretaria de Saúde, 55.288 estudantes nascidas entre 2000 e 2002 foram vacinadas. A ação faz parte de uma política pública baseada no conceito de atenção integral à saúde da mulher e foi apresentada pela Secretaria da Mulher à Secretaria de Governo em janeiro de 2011.

O número de meninas vacinadas corresponde a 85% da meta estipulada pela SES-DF. Apenas quatro mil adolescentes não receberam a dose. “O alto número de meninas imunizadas demonstra a clara conscientização das mães e dos pais acerca da importância em se combater um mal que atinge várias mulheres ano a ano, gerando, em alguns casos, o câncer do colo de útero”, acredita Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher.

Durante os meses de março e abril, a secretária esteve presente em várias escolas do DF conversando com pais, mães e alunas sobre as etapas do processo de vacinação, os benefícios da imunização e o fato de que a vacina protege apenas contra o HPV e não contra as demais doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Olgamir Amancia lembra ainda que o objetivo principal desses encontros intimistas é esclarecer o significado da gravidez na adolescência, a imersão na fase adulta, antes mesmo de completado o período de transição social, bem como prevenir – em longo prazo – doenças sexualmente transmissíveis, por meio da imunização dessas jovens com a vacina HPV.

Para garantir a imunização, são necessárias outras duas doses. A segunda etapa da campanha acontece entre 3 e 28 de junho. A última será entre 30 de setembro e 1º de novembro.

Na foto, a secretária conversava com as mães e alunas na Escola Classe 8 de Planaltina.