Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/16 às 18h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Sedestmidh promove treze atividades na campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) realiza treze atividades da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas em 160 países. Em Brasília, a programação começa no dia 23 de novembro e vai até 10 de dezembro, quando a ação é encerrada em todo o mundo.

O calendário do Distrito Federal começa com seminários que vão abordar temas de gênero, saúde e racismo. A primeira atividade, ArteCulações: Saúde Mental e Gênero, vai levar informação e entretenimento para pacientes, funcionários e familiares de pessoas atendidas no Hospital São Vicente de Paula, em Taguatinga, que desenvolve trabalhos com pacientes em tratamento psicológico e psiquiátrico. A unidade vai receber apresentação de teatro e palestras sobre o atendimento à mulher nos serviços de saúde mental, a partir de 14h.

Fruto do Grupo de Trabalho contra o Feminicídio, lançado em março, o seminário Luiza Bairros: Feminicídio e a Questão Racial vai desenvolver um debate em torno dos dados que apontam a mulheres negras como o principal alvo de assassinatos no Brasil. Em parceria com o Instituto Federal de Brasília, o evento também compõe a programação do Mês da Consciência Negra. Especialistas e grupos da sociedade civil vão construir propostas de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e violência contra a mulher, a partir de 8h, no Campus do IFB da Estrutural.

A Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência de Atendimento à Mulher e a Associação Vanessa Ribeiros realizam cinco Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas, nos dias 28 de novembro, 2, 3, 5 e 7 de dezembro, na sede da Associação Vanessa Ribeiro, na 702/703 Norte.

Outras unidades da Rede de Proteção à Mulher do Distrito Federal também desenvolveram quatro ações públicas para informar a população sobre as ferramentas de prevenção e combate à violência contras as mulheres, gênero e Lei Maria da Penha, na Escola Classe nº 1 de Santa Maria, no Centro Comunitário São Lucas, em Ceilândia; no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília e ação pública na Estação 102 do Metrô, nos dias 25 de novembro e 1º de dezembro.

As ações serão desenvolvidas pelos Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVDs), Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CEAMs), Casa Abrigo, Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Tenda

No dia 29 de novembro, as Nações Unidas e o Governo do Distrito Federal realizam o diálogo com os movimentos de mulheres da sociedade civil e gestão pública, na Tenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a partir de 16h30, na Funarte. O evento terá shows, atividades culturais, economia solidária e debates.

 

O ponto alto será o lançamento do Glossário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e de Posicionamento da ONU sobre os Direitos Humanos das Mulheres no Brasil. A ação ainda vai contar com Associação Indígena dos Estudantes da UnB, Centro de Estudos Feministas e Assessoria e Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A noite se encerra com os shows da Mestre Martinha do Coco e da banca Maria Vai Casoutras.

 

No dia 6 de Dezembro, haverá a exposição do plano de ação do Governo de Brasília para a campanha He For She (Eles por Elas) da Organização das Nações Unidas, no Palácio do Buriti, de 9h às 11h, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, a primeira-dama e colabora Márcia Rollemberg e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Dra. Nadine Gasman. A programação será encerrada com a exibição e debate sobre o documentário Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero.

 

Programação

 

23 de Novembro

Evento: Sensibilização de Gênero e Saúde Mental

Horário: 14h às 17h30

Local: Hospital São Vicente de Paula (Taguatinga Sul- QSC área Especial)

 

24 de Novembro

Evento: Seminário Luiza Bairros: Feminicídio e questão racial

Horário: 8h às 17h

Local: Instituto Federal de Brasília- Campus Cidade Estrutural (Início da Cidade do Automóvel)

 

25 de novembro

Evento: Roda de Conversa no Centro Comunitário São Lucas – Cecosal – Ceilândia/DF

Local: QNM 33 Módulo “A” – Área Especial Ceilândia Sul

Horário: 16h30

 

Evento: Ação na Estação do Metrô 102 Sul – Brasília

Local: Estação do Metrô 102 Sul

Horário: 11h

 

28 de novembro

Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas

Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte

Horário: 13h15

 

29 de novembro

Evento: Tenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Evento junto com a ONU Mulheres).

Local: FUNARTE.

Horário: 16h30 às 20h30

 

1º de dezembro

Evento: Roda de Conversa na Escola Classe número 1 de Santa Maria/DF

Local: condomínio Porto Rico quadra 17 lote 14, terceira etapa

Horário: 15h

 

Evento: Roda de Conversa no IFB de Planaltina/DF

Local: IFB Planaltina – Rodovia DF-128, Km 21, Zona Rural de Planaltina

Horário: 15h

 

02 de dezembro

Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas

Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte

Horário: 13h15

 

03 de dezembro

Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas

Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte

Horário: 13h15

 

05 de dezembro

Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas

Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte

Horário: 13h15

 

06 de dezembro

Evento: Campanha Her for She (Dia Mundial de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres).

Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti

Horário: 9h às 11h30

 

07 de dezembro

Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas

Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte

Horário: 13h15