Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/14 às 0h26 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria emite nota de repúdio a agressões contra mulheres

COMPARTILHAR

Os casos teriam conotação machista, lesbofóbica e racista

A Secretaria da Mulher do DF emitiu nesta sexta (28) nota de repúdio aos recentes casos de violência registrados nos últimos dias em Brasília contra mulheres. De acordo com informações repassadas à Secretaria, os atos teriam conotação machista, lesbofófica (fobia a mulheres que mantém relacionamento homoafetivo) e racial.

Ainda segundo as informações, na madrugada desta sexta, quatro jovens foram agredidas na saída do Balaio Café, na Asa Norte. Antes, na terça (25), duas outras mulheres já haviam sido espancadas por homens num restaurante do Setor Comercial Sul, conforme noticiou a imprensa. O primeiro caso foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam).

De acordo com a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, que assina a nota, casos como esses, de preconceito contra a opção sexual das pessoas, são inaceitáveis numa sociedade “contemporânea, democrática e plural como a nossa”, que busca valorizar o respeito à diversidade e à igualdade de direitos.

Leia, a seguir, a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

A Secretaria da Mulher do DF manifesta, publicamente, indignação e repúdio às recentes agressões a mulheres ocorridas no Distrito Federal. As agressões, pelo que foi noticiado, teriam sido motivadas por preconceito sexual de cunho machista, lesbofóbico e racial.

A Secretaria entende que esse tipo de comportamento não é compatível com os valores de uma sociedade contemporânea, democrática e plural, como a nossa, que tem como um de seus princípios a valorização e o respeito à diversidade e à igualdade de direitos.

Nesse sentido, a Secretaria da Mulher está construindo no âmbito do I Plano Distrital de Políticas para Mulheres, que será lançado em março, uma série de metas e ações de enfrentamento a todo e qualquer tipo de discriminação baseado em gênero, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero.

OlgamirAmancia
Secretária da Mulher

Ascom SEM/DF
3961-1782