Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/13 às 20h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria da Mulher realiza sonho de moradoras do campo

COMPARTILHAR

Atendendo ao pedido das trabalhadoras das áreas rurais, pasta articula-se com entidades e órgãos e leva 90 mulheres ao cinema e ao teatro 


Passear em praças e parques, visitar museus e espaços históricos, ir ao teatro ou ao cinema. Para muitos, essas são atividades habituais. Mas, para 90 mulheres que residem e trabalham em comunidades rurais do Distrito Federal, um simples passeio por Brasília representa a realização de um sonho, que teve de ser conquistado.

Para que tivessem este sonho realizado, as moradoras participaram do Encontro Distrital de Mulheres Rurais da Agricultura Familiar, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), cujo objetivo é discutir questões necessárias para a qualidade de vida das mulheres rurais.

Desde 2011, os encontros contam com a participação da Secretaria de Estado da Mulher, que leva às participantes informações sobre o acesso a serviços públicos e palestras que visam o empoderamento das mulheres. “Invertemos a lógica do Estado e vamos ao encontro destas mulheres, levando informações e ações que promovem a sua autonomia e emancipação. E, neste caso especial, a realização de um sonho”, esclarece Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher.

Desde a segunda edição, em 2009, os encontros são permeados por gincanas (na foto, as trabalhadoras participam de uma das gincanas do último encontro), nas quais grupos de mulheres – organizados de acordo com suas comunidades – obtêm pontuação conforme a quantidade de alimentos que arrecadam e a participação de suas integrantes nas atividades que compõem a programação dos eventos.

Realizando sonhos – As equipes que conquistam os primeiro, segundo e terceiro lugares, são, tradicionalmente, premiadas com um passeio cívico pela Capital Federal. Porém, para a edição deste ano, o grupo de lideranças femininas que integra a organização dos encontros fez um pedido especial a Emater-DF: que além do passeio cívico, as mulheres rurais tivessem a oportunidade de ir a atividades culturais, como teatro e cinema.

Assim, das 449 mulheres de 19 comunidades rurais que participaram do IV Encontro, realizado em junho deste ano, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 90 mulheres de três comunidades – Vargem Bonita, Pipiripau e Chapadinha, que ficaram respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar – conquistaram o direito ao prêmio.

Para que o desejo das moradoras rurais fosse atendido, a Emater-DF, por meio da Gerência de Desenvolvimento Sócio Familiar, procurou a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF e ambas iniciaram um processo de articulação com outros órgãos e entidades. O teatro e o passeio cívico foram organizados pela Tríade Patrimônio Turismo Educação, idealizadora do projeto “Visite a Praça – Brasília do sonho ao concreto”.

Para Patrícia Herzog e Tatiana Petra, sócias da Tríade, o “Visite a Praça é um convite para celebrar a coletividade, o espaço público, a cidadania e, mais do que isso, homenagear Brasília e todos aqueles que contribuíram para transformar o sonho de uma nação em realidade. Temos como missão encantar, provocar a emoção e despertar o conhecimento por meio de experiências inesquecíveis e foi isso o que aconteceu com as mulheres rurais”, dizem as sócias.

A ida ao cinema foi oferecida pela BPW (Business Professional Women – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais) que, desde março de 2012, realiza, semanalmente, no Teatro do Brasília Shopping, o projeto CineCult. A BPW, que é parceira da SEM-DF em outros projetos, com destaque para o Selo Rede Mulher, acolheu com alegria a solicitação.

“Levar as produtoras rurais ao Cine Cult foi como juntar sonhos. O Cine Cult é algo que me traz grande realização pessoal e profissional. Mas poder proporcionar um momento especial para 90 produtoras rurais trouxe ainda mais brilho aos meus olhos”, afirma Íria Martins, coordenadora do Comitê de Educação e Cultura da BPW e idealizadora do projeto Cine Cult.

Como lembrança desse dia tão especial, a pedido da Secretaria da Mulher, a Fundação Pedro Jorge fez a doação de 90 flores de papel reciclado, produzidas a partir do projeto Reciclo Papéis, desenvolvido pela Fundação com mulheres do Varjão e do CAUB, no Riacho Fundo II.

ASCOM | SEM-DF

61 3961-1782