Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/13 às 17h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria da Mulher atende à solicitação de artesãs

COMPARTILHAR

Pasta irá promover encontro para apresentar programas destinados a este ramo da cadeia produtiva local, como o Rede Mulher Trabalhadora e o Prospera Mulher

A Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF), em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e com a Secretaria do Trabalho (SETRAB), realiza nesta segunda-feira, 13, a partir das 14h, uma tarde de atividades intersetoriais destinada a um grupo de 50 mulheres artesãs. A atividade acontecerá no Campus de Taguatinga do IFB (QNM 40, Área Especial 1).

O grupo é formado por mulheres artesãs, alunas e ex-alunas do IFB, e apresenta grande potencial de geração de renda e inclusão socioprodutiva. “Para atender à solicitação deste grupo de mulheres, foi montada uma agenda que incluirá a apresentação do Rede Mulher Trabalhadora e do Selo Rede Mulher da SEM-DF; do programa Prospera Mulher e Carteira da Artesã da SETRAB; e uma palestra do SEBRAE-DF para as potenciais empreendedoras”, explica Sandra Di Croce Patricio, subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEM-DF.

Sandra Patricio ainda lembra que a atividade não foi pautada apenas na dimensão econômica. “Precisamos que as mulheres, além do acesso à renda e à educação financeira, por exemplo, também compreendam a realidade em que elas vivem e a desigualdade que está posta. Para isso, iremos oferecer condições para que todas tenham pleno conhecimento acerca dos seus direitos, de modo que enfrentem as adversidades que surgirem”, esclarece a subsecretária.

Sobre os programas – O objetivo do Rede Mulher Trabalhadora é articular e propor políticas públicas e efetivar ações voltadas para a qualificação profissional das mulheres e para a sua inserção no mercado de trabalho. O projeto faz parte do programa Rede Mulher, dividido em cinco áreas de atuação, e foi criado pela SEM-DF no ano de 2012.

O Prospera Mulher, uma articulação da SEM-DF com a SETRAB, visa garantir o acesso ao crédito e à capacitação técnica e financeira de mulheres empreendedoras, urbanas e rurais, com especial atenção às micro e pequenas empreendedoras, individuais e coletivas, com garantia e acesso à previdência social como direito universal. O programa foi lançado em março deste ano, como parte das comemorações do Março Mulher.

A Carteira da Artesã regula a profissão aqui no Distrito Federal. Quem possui o documento tem como benefício a isenção dos produtos comercializados da cobrança de ICMS; e a exposição e comercialização dos produtos em eventos promovidos pela Secretaria de Trabalho.

Programação –

14h – Abertura, apresentação do IFB – Taguatinga 

14h30 – Apresentação Rede Mulher Trabalhadora e Selo Rede Mulher – SEM-DF 

15h – Apresentação do PROSPERA MULHER – SETRAB 

15h30 – Apresentação do SEBRAE-DF (a confirmar) 

16h – Explicações sobre a Carteira da Artesã – SETRAB 

16h15 – Esclarecimentos de dúvidas e cadastramentos

Serviço:

 

O que: Tarde de Atividades Intersetoriais

Quando: 13 de maio, a partir das 14h

Onde: Campus de Taguatinga do IFB, localizado na QNM 40, Área Especial 01, às margens da BR 070.

Informações: (61) 3961-4624