Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/14 às 22h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Secretaria apoia economia solidária e feminista

COMPARTILHAR

Plano Distrital foi oferecido como elemento norteador de discussões

Nos dias 6 e 7 de Junho de 2014, com o apoio da Secretaria da Mulher, Brasília sediará a 3ª Conferência Distrital de Economia Solidária com tema “Construindo o Programa Distrital de Apoio e Fomento à Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável.”

Desde já, a equipe da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres tem trabalhado na fase preparatória do processo. No dia 31 de março, a subsecretária Sandra Di Croce Patricio participou da Conferência Temática de Economia Solidária e Feminista, etapa preparatória para a 3ª Conferência.

“Foi apresentado o capítulo do I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres que trata do princípio do desenvolvimento sustentável. A proposta é oferecer o I PDPM como mais um elemento norteador das discussões das mulheres da economia solidária e feminista neste processo de conferência”, explica a subsecretária.

Ela lembra que parte do conteúdo destinado à temática que consta no plano é fruto de um aprendizado permanente que a Secretaria da Mulher tem a partir da parceria Rede de Economia Solidaria e Feminista, que abarca, entre outros projetos, o Selo Rede Mulher – atividade integrante do Rede Mulher Artesã.

“A Secretaria têm destacado, no âmbito do Plano Rede Mulher, os princípios e valores da economia feminista e solidária. Compreendendo os problemas oriundos da divisão sexual do trabalho, este conceito considera o trabalho de forma mais ampla, incluindo o mercado informal e o trabalho doméstico, ressaltando a necessidade de enfrentarmos a desigualdade de gênero”, complementa a subsecretária.

Sandra Di Croce foi convidada pela articuladora da Rede de Economia Solidaria e Feminista, Patrícia. “A parceria com a Secretaria da Mulher rendeu importantes resultados. Ter um órgão de governo presente em nossa rede fortalece o nosso movimento e amplia nossa atuação”, avalia Patrícia.

Formação cidadã – Além deste momento de troca com as conferencistas, a equipe da Subsecretaria de Políticas realizou uma atividade de informação, formação e cidadania com as artesãs que comparecem à reunião preparatória. Foi proferida uma palestra sobre direitos da mulher; seguida por dinâmica do Jogo da Mulher.

“Precisamos que as mulheres, além do acesso à renda e à educação financeira, por exemplo, também compreendam a realidade em que elas vivem e a desigualdade que está posta. Para isso, oferecemos esta atividade lúdica-educativa, de modo que todas tenham pleno conhecimento acerca dos seus direitos”, pontuou Juliana Estrela, assessora e uma das palestrantes da atividade.

Saiba mais – A 3ª Conferência Distrital de Economia Solidária será realizada nos dias 06 e 07 de junho no auditório Plínio Marcos, na Funarte. Previamente, é necessário participar das etapas preliminares que serão realizadas conforme o seguinte cronograma:

Conferência Regional Sul
12 de abril de 2014
Local: Administração de Taguatinga – Praça do Relógio
Horário: 9h às 17h
Cidades e municípios: Abadiânia, Águas Claras, Águas Lindas, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cocalzinho, Corumbá, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Lago Sul, Mimoso de Goiás, Núcleo Bandeirante, Padre Bernardo, Plano Piloto, Pirenópolis, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, Santo Antônio do Descoberto, Sudoeste, Taguatinga, Vicente Pires

Conferência Regional Norte
26 de abril de 2014
Local: FUP – Faculdade UnB Planaltina
Horário: 9h às 17h
Cidades e municípios: Buritis, Cabeceira Grande, Fercal, Formosa, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Paranoá, Planaltina, Planaltina de Goiás, São Sebastião, Sobradinho I e II, Unaí, Varjão, Vila Boa

Conferência RIDE Sul
03 de maio de 2014
Local: Valparaíso – a confirmar
Horário: 9h às 17h
Cidades e municípios: Água Fria, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso

A 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES) será realizada entre os dias 26 e 29 de novembro de 2014 em Brasília.

ASCOM SEM-DF
3961-1782