Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/15 às 1h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Oitenta idosos participam da primeira aula da UMA

COMPARTILHAR

Universidade da Maturidade vai formar educadores sociais

(Brasília, 28/4/2015) – Oitenta alunos, com idade entre 45 e 88 anos, participaram da primeira aula da Universidade da Maturidade (UMA), realizada nesta segunda-feira (27), no Clube da Saúde, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Nesta semana, os alunos vão se dedicar a atividades da Semana da Calourada, numa espécie de “trote solidário”, cujo objetivo é debater a importância da UMA e permitir a interação entre os estudantes. Na quinta-feira (30), será apresentado o projeto pedagógico do curso, que visa a formar, em um ano e meio, educadores sociais em gerontologia.

Parceria da Universidade de Brasília (UnB) com a Universidade de Tocantins, pioneira na iniciativa, a UMA tem apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), Conselho dos Direitos do Idoso, Conselho de Farmácia e do Clube da Saúde.

Na primeira atividade do curso, comandada pelo professor Leo Pereira, durante duas horas os alunos fizeram uma dinâmica de grupo. A maioria era, predominantemente, formada por mulheres.

Quase exceção nesse universo feminino, João Muniz de Sousa, 70 anos, mostrava-se bem humorado. Ele chegou à Ceilândia em 1971, vindo do Maranhão. “Você sabe a diferença do idoso para o velho? O velho é aquele que se entrega, não tem mais esperança para nada, nem brinca, nem anda, nem namora. Morreu e esqueceu de cair. Eu sou idoso, tenho 70 anos, mas penso longe, penso alto, não sei se alcanço, mas quero subir um punhado de degraus ainda”, afirmou.

A professora Margô Gomes de Oliveira Karnikowiski disse que a ideia é fixar as aulas da UMA no campus da Universidade de Brasília em Ceilândia, o que deve ocorrer a partir da próxima semana.

Mais informações
Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh)
Assessoria de Comunicação
Telefone: 3961-1782