Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/13 às 18h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Novo espaço para atendimento de crianças

COMPARTILHAR

A secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia, participou hoje, 15, da cerimônia de inauguração da segunda ludoteca do Hospital Regional de Taguatinga. Os espaços são desenvolvidos por meio de uma parceria do Instituto Sabin com Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência/PAV-Azaléia – subordinado ao Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências/SES-DF.

As prioridades de atendimentos do espaço são as crianças, supostamente vítimas de agressões ou maus tratos, encaminhadas por meio da Notificação de Agravos e Violências. Na ludoteca, há brinquedos e materiais pedagógicos que ajudam as vítimas de violências a expressarem suas interpretações dos fatos ocorridos. Segundo Carlos Araújo, vice-coordenador do PAV do HRT, em 2012, a unidade prestou mais de 2.800 atendimentos.

A maior incidência de casos de violência registrados pelo Azaléia envolve crianças/adolescentes e ocupa o primeiro lugar na lista, seguido pelas mulheres, idosos e homens. Entretanto, no caso do homem há ocorrência mais frequente de subnotificação, devido ao preconceito do individuo em admitir a violência e se expor diante a sociedade.

O PAV-Azaléia trabalha, também, em parceria com as delegacias de polícia, promotorias, defensorias, Centros de Referência de Assistência Social, Centros de Saúde, CAPS e Secretarias de Estado Mulher e Justiça.

Olgamir Amancia destacou que a instalação de ludotecas em espaços públicos pelo Instituto Sabin começou há alguns anos, quando a Secretaria da Mulher ainda era vinculada à Secretaria de Justiça. “Esta relação é muito importante, pois as pesquisas revelam que mais de 70% dos casos de violência doméstica praticada contra a mulher são presenciados pelas crianças. Então, não há como falar em tratamento sem considerar este entorno, sem analisar a questão psicológica, mesmo que não haja a física”, apontou a secretária.

Participaram da cerimônia a embaixatriz do Instituto Sabin, Sandra Costa; o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto Silva; o diretor de Atenção à Saúde, Roni Lima; a coordenadora do PAV de Taguatinga, Ana Rosa Pessoa; a gerente do NEPAV, Lucimeire Cavalcanti; entre outras autoridades.