Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/15 às 17h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Mulheres atendidas no Ceam de Planaltina concluem cursos

COMPARTILHAR

Iniciativa promove a capacitação profissional e a independência financeira

Em Planaltina, cerca de 30 mulheres se beneficiaram de atividades de qualificação nascidas de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh).

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) presta atendimento psicológico e de assistência social, valorizando a promoção da autonomia e da autoestima. A ação conjunta do Senar e da Semidh visa trabalhar em duas frentes: para alcançar tanto a qualificação profissional quanto o empoderamento das mulheres atendidas no Ceam.

Algumas mulheres participaram de mais de um dos quatro cursos oferecidos: pintura em tecido; artesanato em fibras naturais com palha de bananeira; iniciação à informática/ inclusão digital; e inteligência emocional. Além das aulas, as formandas participaram de rodas de conversa, onde se promovem a autoestima e a reflexão sobre as realidades que envolvem as questões de gênero e de violência.

“A qualificação profissional abre um horizonte para atuação profissional, geração de renda e independência econômica. É um dos elementos fundamentais para o rompimento do ciclo de violência que atinge as mulheres que dedicaram a vida ao trabalho familiar e do lar”, observa a chefe do Ceam de Planaltina, Ana Cristina Araújo.

Na entrega dos certificados, foi oferecido um lanche proporcionado pelo BRB de Planaltina (Agência Buritis), com o objetivo de homenagear as recém-formadas.

Ascom Semidh
3403-4915/4941