Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/15 às 21h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Matinê da Maturidade chega em sua terceira edição

COMPARTILHAR

Matinê da maturidade

Filme argentino será exibido gratuitamente no Cineclube no Museu Nacional

 

Romance e humor. E uma profunda reflexão sobre o amor na terceira idade. O longa metragem argentino ‘Elsa e Fred – um amor de paixão’ será exibido na terceira edição do projeto Matinê da Maturidade, que acontece na próxima segunda-feira (28/9), às 14h30. Com entrada gratuita, quem for ao Museu Nacional da República poderá conferir o filme de 2005, dirigido por Marcos Carnevale .

Com o objetivo de abordar conflitos, sexualidade, relacionamentos e problemas na vida do idoso, o cineclube ressalta temáticas que ajudem a construir uma nova percepção do processo de envelhecimento. A sala de transmissão tem capacidade para 85 pessoas, e é possível agendamento de grupos para as próximas edições deste semestre.

Para a secretária Marise Nogueira, o mais importante da proposta é garantir a esse público o acesso ao lazer e à cultura, conforme estabelece o Estatuto do Idoso. “Com a Matinê da Maturidade, buscamos despertar na pessoa idosa a motivação em ocupar o tempo livre conquistado após anos de trabalho e dedicação.”

No fim da película, a equipe da Coordenação de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas, da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), promove um debate com o público.

O mediador é o coordenador Márcio Valério Tomaz.

São parceiros no projeto a Secretaria de Cultura, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e integrantes do mestrado em gerontologia da Universidade Católica de Brasília.

Sinopse

Elsa (China Zorrilla) é uma senhora divertida, imprevisível, de espírito adolescente que conhece o triste e quieto Fred (Manuel Alexandre) quando este torna-se seu vizinho ao perder a esposa.

Metódico e apegado à rotina durante toda a vida com a organizada esposa falecida, Fred é tocado por Elsa, que entra em sua vida e lhe ensina o prazer o de viver.

Na agenda do semestre estão programados O Clube da Feliz Idade (26 de outubro) e Canção para Marion (7 de dezembro).

Matinê da Maturidade

Elsa e Fred – um amor de paixão

28 de setembro (segunda-feira)

14h30
Museu Nacional da República
Auditório nº 2, térreo
Capacidade: 85 pessoas
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Mais informações e agendamentos: (61)3403-4982
Informações para a imprensa: 3403-4915