Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/16 às 13h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Governo lança programas em prol da igualdade racial

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) acaba de lançar, nesta terça-feira (13), o programa Ubuntu – Espaço de referência em raça e gênero, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores para que possam fortalecer, por meio do trabalho nas administrações regionais, a Rede de Enfrentamento ao Racismo e a Rede de Atenção as Mulheres em Situação de Violência ou em Situação de Vulnerabilidade.

Na solenidade foi lançada também a consulta pública para o Plano Distrital de Promoção da Igualdade Racial (PLADIPIR). O Plano foi construído a partir de diálogos com a sociedade civil organizada, comitês e conselhos.

A minuta base está disponibilizada no site da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Sociais da pasta Sedestmidh para que toda a população possa fazer sugestões até 25 de fevereiro de 2017 – http://www.mulher.df.gov.br/pladipir.html.

Com essas ações, o governo de Brasília pretende implantar políticas públicas com objetivo de transformar a condição histórica de desigualdade racial na qual estão inseridas as populações negras, ciganas e indígenas. Além de combater as discriminações de gênero, raça e etnia, idade, orientação sexual, credo e culto.

O evento foi aberto pela secretária adjunta Raissa Rossiter que ressaltou a importância das entregas prometidas pelo governo Rollemberg e louvou o significado da palavra Ubuntu: “Sou o que sou pelo que nós somos”.

Após a breve abertura, os secretários de Cidades, Marcos Dantas, e o secretário da Sedestmidh, Gutemberg Gomes, assinaram o Programa Ubuntu e os administradores Ciro Bonfim (Itapoã), Marcos Woortmann (Lago Norte e Varjão) e Wilson José (Ceilândia) assinaram os convênios para a realização de cursos de promoção da igualdade racial. As três cidades são locais onde há mais negros é mais violência contra a mulher.

Victor Gonçalves, subsecretário de Igualdade Racial, falou da consulta pública do Plano Distrital de Promoção da Igualdade Racial (PLADIPIR) e disse que ele será submetido às conferências livres e distrital.

Ao encerrar o ato, o secretário Gutemberg Gomes disse que a Sedestmidh está fazendo política com a sociedade e não para a sociedade como determina o governo Rollemberg.