Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 12h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

GDF atinge marca de 500 novos ônibus entregues

COMPARTILHAR

Duas regiões administrativas receberam 181 coletivos que entraram em operação desde ontem, 20

A secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia, participou, no último sábado, da solenidade de entrega de 87 novos ônibus para Planaltina e região, que operarão em 25 linhas nas regiões do Vale do Amanhecer e Arapoanga. Com a entrega dos coletivos, o DF atingiu a marca de renovação de 500 ônibus do transporte público.

“Todos sabem como foi difícil enfrentar essa luta para colocar novos ônibus e tirar de circulação esses que quebram frequentemente e fazem a nossa população sofrer e ser humilhada. Hoje estamos interrompendo, definitivamente, a operação da antiga empresa, e queremos, até dezembro, substituir o último ônibus velho que estiver rodando no DF”, frisou o governador Agnelo Queiroz.

Os novos veículos disponibilizados à população de Planaltina fazem parte da Bacia 1, operada pela Viação Piracicabana, em substituição à frota do Grupo Amaral. “A renovação da frota e a entrada de novas linhas representam uma vitória para as moradoras e moradores da região que dependem do transporte público diariamente”, avalia Olgamir Amanica.

Os ônibus que passarão a operar nessa região administrativa são da cor vermelha e, até o final do ano conforme planejamento do GDF, deverão somar uma frota de 467 coletivos que beneficiará, além dos planaltinenses, os moradores de Sobradinho I, Sobradinho II, Fercal, Varjão, Lago Norte, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal.

Com a chegada dos novos ônibus, as linhas, horários e itinerários não sofrerão alterações e os passageiros poderão utilizar a integração, serviço que permite, com o pagamento de apenas uma passagem, a realização de três viagens em até duas horas nos novos veículos, metrô e carros da TCB.

Para o vice governador do DF, Tadeu Filippelli, a entrega dos novos veículos representa “mais um passo rumo ao respeito dos cidadãos do Distrito Federal”. Ele destacou que esse procedimento é apenas umas das várias etapas para a melhoria, em definitivo, do transporte público local.

“A substituição desses 87 ônibus é o primeiro passo para as melhorias que queremos fazer no DF. Estamos começando uma verdadeira revolução, e não é possível fazer as mudanças do sistema sem a troca de ônibus”, acrescentou Filippelli.

MELHORIA – Durante a solenidade de entrega dos novos veículos, o governador anunciou o início das obras da segunda etapa do programa “Asfalto Novo”, que pavimentará 130km das principais avenidas de Planaltina.

Ao todo, serão investidos R$ 19 milhões, e as obras começam imediatamente, por determinação do chefe do Executivo local.

Conforme planejamento do GDF, uma terceira etapa do programa, a ser iniciada em 2014, contemplará as demais vias da cidade. A intenção do governo é fazer um novo asfaltamento em 50% da malha viária da capital do país até o final do próximo ano.~

Com informações da Agência Brasília