Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/16 às 17h10 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Em alusão ao Outubro Rosa, Buriti recebe apresentações artísticas e palestras

COMPARTILHAR

Atividades para divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama ocorreram no Salão Branco nesta terça-feira (18)


VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

abertura-comemoracao-outubro-rosa-marcia-rollemberg-denio-simoes-640x427

Como parte da passagem da campanha Outubro Rosa em Brasília, uma solenidade foi organizada no Salão Branco do Palácio do Buriti na manhã desta terça-feira (18). A cerimônia teve apresentações artísticas e palestras de médicos que trabalham em cooperação com o governo de Brasília para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Os profissionais convidados falaram sobre como o exame do toque deve ser feito, sobre as etapas do atendimento para pessoas que descobrem nódulos nas mamas e sobre ações de entidades para prestar atendimento e informar pessoas acerca de cuidados para evitar o câncer. Antes das palestras, a professora de piano Soledade Arnaud fez uma apresentação, e o coral do grupo da melhor idade Paz e Amor cantou e dançou para os presentes.

A colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg também se pronunciou antes das palestras. Ela já teve que fazer remoção de um nódulo. “É muito importante mostrar a visão das mulheres que passaram por esse processo. A ajuda para pessoas em situação vulnerável é de uma generosidade enorme.”

 

Instalação de mamógrafos na rede pública do DF 

Na abertura, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, anunciou que seis mamógrafos serão instalados em hospitais públicos de Brasília ainda nesta semana. Segundo ele, cada mamógrafo fará cerca de 30 exames por dia, que devem somar mais de 4 mil por mês. A previsão é que todas as demandas de mamografia sejam atendidas em dois meses. “Depois disso, teremos um programa regular pra as mulheres do DF a partir dos 50 anos.”

omados aos mamógrafos que a secretaria já tem, o serviço público terá 11 aparelhos. Os novos serão colocados em unidades de atendimento de Ceilândia, do Plano Piloto, de Samambaia, de Sobradinho e de Taguatinga.

O evento foi organizado pelaSecretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF em parceria com a governadoria de Brasília. O secretário da pasta, Gutemberg Gomes, falou que também ocorrerá uma caminhada no Parque Ecológico de Águas Claras no domingo (23), das 9 às 14 horas, para mobilizar e informar mulheres. Veja a programação completa da campanha Outubro Rosa em Brasília.

EDIÇÃO: MARINA MERCANTE