Governo do Distrito Federal
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17/11/17 às 10h52 - Atualizado em 17/11/17 às 16h31

Disque 156 Opção 7 – Atendimento a Situações de Injuria Racial e Racismo

Descrição

 

Canal de atendimento, com objetivo de trazer informações sobre discriminação racial, oferecendo instrumentos para auxiliar e solucionar dúvidas e informar locais de atendimento, facilitando e encorajando dos cidadãos a procurarem ajuda ou a denunciar situações de violação de direito, por meio da Central 156, opção 7.

 

Usuárias/Requisitos

Qualquer pessoa.

Ligar para a Central 156, opção 7, por meio de telefone fixo

 

Documentos necessários

 

Em caso da ligação para 156, opção 7.2, denúncia identificada, será necessário fornecer dados solicitados no cadastro, tais como: dados pessoais, endereço completo, e-mail, número de celular da vítima e do agressor (a), caso tenha, relatando o fato.

 

Observação: É possível fazer denúncia anônima, porém o denunciante não terá acesso a resposta

 

Custos

Gratuito

 

Etapas

1.Ligação para a central 156, opção 7.1 – informação ou opção 7.2 – denúncia

2.Questionamentos quanto as dúvidas ou relato do fato ocorrido

3.Obtenção das informações ou relatar fato ocorrido

4.Fornecimento do número de protocolo do atendimento

 

Canais de atendimento

Central telefônica 156

Segunda a sexta-feira: das 7h às 19h.

Sábado, Domingo e feriados, de 8h às 18h.

 

Nos demais horários haverá uma gravação orientando o cidadão a procurar a delegacia mais próxima de sua residência ou a delegacia especial de repressão aos crimes por discriminação racial, religiosa ou por orientação sexual ou contra a pessoa idosa ou com deficiência –  DECRIN

 

 

Outras informações

 

Contato Subsecretaria de Igualdade Racial – Unidade coordenadora do Disque 156, opção 7 -Anexo do Palácio do Buriti, 8º andar, sala 809.

 

Atendimento jurídico/psicossocial às vítimas:

 

  • Núcleos de Atendimentos da Defensoria Pública

 

  • Comissão da Igualdade Racial e Fundação de Assistência Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, secional do Distrito Federal;

 

  • Departamento de Assistência Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal, localizado no SCS, Quadra 04 – Bloco A – Entrada 94 – Lotes 22 a 24, no Edifício Zarife, 1º andar.

 

  • Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou contra Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN), SPO, Lote 23, Conjunto D – Ed do DPE – Complexo da PCDF – Brasília/DF – CEP: 70610-907
  • Prazos de execução:

156, opção 7.1 – atendimento imediato;

156, opção 7.2 –  resposta ao cidadão em até 20 dias de acordo com art. 5º Lei 4.896/12.