Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/15 às 21h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Dia nacional do Idoso terá comemoração intensa com diversos serviços

COMPARTILHAR

 

Evento em Ceilândia pretende receber mais de 1500 pessoas e vai oferecer diversos serviços


bannar idoso 1 de outubro 2 


A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), por meio da Coordenação de Promoção de Políticas de Direitos de Pessoas Idosas (Codipi), promove, no próximo 1º de outubro, quinta-feira, ação social pelo Dia Nacional da Pessoa Idosa.


De acordo com o coordenador da Codipi, Marcio Valério, o evento tem o objetivo de promover a valorização da autonomia e do protagonismo da pessoa idosa na sociedade, por meio da oferta de serviços essenciais e, para isso, conta com diversas parcerias.


 “Também pretendemos mobilizar a sociedade para as questões de direitos humanos, que tange ao entendimento do respeito e do cuidado, promovendo uma cultura de visibilização e de inclusão desta população idosa, que tanto já produziu e precisa ser enxergada como parte importante da sociedade”, complementa Valério.


O evento será realizado no Ginásio Regional de Ceilândia, na QNN 16, Área Especial, ao lado da Estação do Metrô da Guariroba, no dia 01/10/2015, das 7h às 17h. Ao todo, 14 tendas serão montadas no espaço. A expectativa da organização é que 1500 pessoas participem das atividades, que incluirão atendimentos médico e odontológico, de podologia e aferição de pressão. Também haverá assistência jurídica, corte de cabelo, maquiagem, aulas de ginástica, yoga, dança cigana e forró. Estão previstas ainda exposições de artes, feirinha de artesanatos, shows e apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros.


Na abertura, haverá café da manhã para os participantes. A Unidade Móvel da Mulher do Campo e do Cerrado, de enfrentamento à violência, também estará estacionada ao longo de todo o dia para atendimentos psicossociais.  


Além da Semidh, são também responsáveis pela ação a Administração Regional de Ceilândia, as Secretarias de Estado de Educação, de Saúde e de Justiça, a CAESB, o PROCON, a PMDF, o DETRAN, o Corpo de Bombeiros e a Defensoria Pública do DF e da União. A organização não governamental União Planetária também participa da organização e, entre as entidades privadas parceiras, estão: Movimento Integrado a Saúde Mental (Mismec), Hospital São Francisco, Hospital são Matheus, Visão Instituto, FACIPLAC, Laboratório SABIN, Instituto Embeleze, Hospital das Clínicas e Universidade da Maturidade (UMA). Um dos resultados esperados é também a consolidação das parcerias, fortalecendo a rede de atendimento às pessoas idosas.



Informações para a imprensa:
Fernanda Chaves / Igor Brazil 
61 3403-4941 / 3403-4915
Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh)
Assessoria de Comunicação Social