Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/17 às 15h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado com arte inclusiva

COMPARTILHAR

 

Governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia nesta quinta-feira (21) na estação de metrô da 112/212 Sul

GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA


 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira (21) Estação da Cidadania do metrô, na 112/212 Sul. Houve apresentação de teatro com artistas com deficiência auditiva, dança em cadeira de rodas, atrações musicais, além de palestras, corte de cabelo, oficina de maquiagem e atendimento jurídico.

 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira (21) Estação da Cidadania do metrô, na 112/212 Sul. O governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia.

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira (21) Estação da Cidadania do metrô, na 112/212 Sul.

 

O governador Rollemberg participou da cerimônia.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento foi promovido pela Coordenação de Pessoas com Deficiência, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

 

“Este é o momento de trabalharmos juntos por uma Brasília Cidadã, que inclua as pessoas com deficiência”, disse o chefe do Executivo local. Rollemberg destacou algumas ações do governo que visam melhorar a infraestrutura da cidade para atender às necessidades especiais desses cidadãos:

 

A cantora Naiara Fontenelle, de 24 anos, tem deficiência visual e se apresentou no evento desta manhã. Para ela, a data é significativa para a inclusão. “Nós, pessoas com deficiência, precisamos ser enxergados. Notamos alguns avanços na acessibilidade, mas ainda há muito a ser melhorado”, disse.

 

“Este é o momento de trabalharmos juntos por uma Brasília Cidadã, que inclua as pessoas com deficiência”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília.

 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi estabelecido pelo Decreto nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A oficialização da data foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, grupo que debate propostas de transformações sociais desde 1979.

A rede de proteção à pessoa com deficiência no Distrito Federal é composta pela Central de Libras, que atende em média 1,3 mil pessoas por mês; pela Agência do Trabalhador para Pessoas com Deficiência, com cerca de 1,5 mil atendimentos mensais; pela Gerência de Oportunidades de Emprego da Coordenação de Pessoas com Deficiência; pela Estação da Cidadania; e por instituições conveniadas.