Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/16 às 17h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Concluído curso para melhorar atendimento a pessoas com deficiência

COMPARTILHAR

Projeto do Viva Brasília-Nosso Pacto pela Vida capacita profissionais das áreas de segurança pública, assistência social, saúde e justiça 

Qualificar o atendimento das forças de segurança pública e outros órgãos do governo aos cidadãos é o principal objetivo do Curso de Capacitação para Atendimento de Pessoa com Deficiência em Situação de Violência com Introdução à Libras. O projeto iniciou no mês passado e foi voltado para 24 servidores públicos, incluindo policiais militares e civis.  Nesta quarta-feira (23), houve o enceramento do curso, na Escola de Governo, com a entrega de certificados aos participantes.

A iniciativa pretende aperfeiçoar o serviço de profissionais que lidam diretamente com o público deficiente. Isso é importante, por exemplo, para ajudar na comunicação entre um policial e uma pessoa deficiente auditiva durante uma abordagem. O curso também facilita o trabalho de profissionais de saúde ou de assistência social nos atendimentos.

 

Para a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, a proposta vai ao encontro do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, que é prevenir crimes e conflitos de forma pacífica. “Temos uma nova relação entre a comunidade e a polícia. Trabalhamos para garantir direitos aos cidadãos dentro de uma política de cultura de paz como referência”, destacou a secretária durante a solenidade, que ocorreu nesta manhã.

A secretária Márcia de Alencar entregou certificado para os alunos do curso de capacitação, dentre eles estava a soldado Aline Meireles. Foto: Fernanda Sena/SSP-DF

O secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes, também lembrou que esse tipo de projeto vem para dar mais acessibilidade e qualidade aos deficientes. “Percebemos a dificuldade para essas pessoas no dia a dia. Nosso objetivo é humanizar, dando mais um passo contra a discriminação”.

O curso ocorreu entre 19 de outubro e 17 de novembro, na Academia da Polícia Militar. Entre as disciplinas abordadas estão Ética e Cidadania, Dimensões da Deficiência, Segurança Pública, além de estudos de caso e visita técnica ao Regimento de Polícia Montada da PM (RPom).

Participaram da entrega dos certificados, além da secretária Márcia e do secretário Gutemberg, a subsecretária de Segurança Cidadã, Joana Mello, o subsecretário de Ensino e Valorização Profissional, Ronaldo Wanderlan, e representantes da Polícia Militar, da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e da Secretaria de Educação. 

Fonte: SSP