Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/14 às 22h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Comitê discute Plano Distrital de Políticas para as Mulheres

COMPARTILHAR

Esta foi a primeira reunião do grupo que vai articular e monitorar a implementação das ações

pdm20Na tarde desta terça-feira (10), ocorreu a primeira reunião do Comitê de Articulação e Monitoramento do I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres (I PDPM). O plano contém uma série de propostas de ações e metas para promover os direitos das mulheres.

Além de gestores da Secretaria da Mulher, o comitê conta com a participação de órgãos como as secretarias de Segurança Pública, Justiça, Criança, Desenvolvimento Social, Cultura e Saúde e ainda organizações da sociedade civil, como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção DF.

O encontro foi conduzido pela secretária da Mulher, Valesca Leão. Na abertura, ela disse que a primeira reunião do comitê representava o marco zero de uma nova etapa de implantação do plano. Na ocasião, foram discutidas as medidas iniciais para a viabilização das ações e metas.

“Agora nós estamos no momento de implementação e monitoramento do Plano já construído”, disse ela. Ainda segundo a secretária, reuniões como esta ocorrerão bimestralmente e, se necessário, serão convocadas reuniões extraordinárias. O próximo encontro ficou marcado para o dia 11 de agosto.

Estiveram presentes na reunião inaugural do comitê: Karina Boner Léo Silva, Tatiane Araújo Pereira, Verani Spíndola de Ataídes, Sandra Di Croce Patricio, Maria Auxiliadora da Silva, Maria José Barreto, Adeliza Renata Vescovi, Siênia Vaz da Costa, Patrícia Andrade da Silva, Ramon Ribeiro Barroncas, Ana Paula Severino, Elisabete Maria Rocha, Russiane Kaury, Mateus Guimarães, Maria Ivonete, Juliana Pereira e Marta Meneleu.

Saiba Mais – O I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres é uma conquista das mulheres do Distrito Federal. São 310 ações e 71 metas estabelecidas a partir da 3ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres (2011), do Plano Plurianual do Distrito Federal (2012-2015) e organizadas por um grupo de trabalho composto por representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal e de oito secretarias de Estado, sob coordenação da Secretaria da Mulher.

Entre outras metas, o plano prevê a abertura de 112 creches, três centros especializados de atendimento à mulher (Ceam) e mais uma delegacia da mulher (Deam); a implantação de protocolo para registro de casos de estupro na polícia; a reserva de 60% dos recursos dos programas oficiais de crédito para mulheres empreendedoras; e a inserção de 15 mil mulheres no mercado de trabalho formal no biênio 2014/2015.

Elaborado com participação da sociedade, em especial das organizações feministas, por meio de reuniões, debates e consulta pública, o plano foi sistematizado e finalizado pela Secretaria da Mulher. O lançamento oficial ocorreu no final de março.

Ao todo, o plano contém dez eixos de atuação (trabalho, educação, saúde, violência doméstica, participação política, meio ambiente, combate ao racismo e sexismo, cultura, esporte, comunicação e mídia e apoio à mulher rural, às jovens, às idosas e às deficientes).

Suélen Emerick
Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3425-4779