Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/19 às 18h24 - Atualizado em 24/04/20 às 18h25

Centro especializado para mulheres é revitalizado

COMPARTILHAR

Nova fachada foi apenas uma das melhorias promovidas no Ceam Ceilândia | Foto: Secretaria da Mulher / Divulgação

 

Em reunião com servidores da Secretaria da Mulher e moradores da Região Administrativa IX, as obras de revitalização do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (30/9).

 

Foram dois meses de mudanças no equipamento, que é um espaço de acolhimento e atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Concluída a obra de revitalização, foi entregue à população uma brinquedoteca reformulada e com ar-condicionado novo. Também foi refeito o visual da fachada e trocados os móveis e o piso do local, entre outros diversos reparos na estrutura física.

 

Para a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, a revitalização dos equipamentos de atendimento às mulheres é importante para que elas se sintam abraçadas pelo poder público. “Este é um espaço de apoio para que a mulher se fortaleça, conheça seus direitos e consiga seguir em frente com seu processo de denúncia ou de reconstrução da sua família”, discursou.

 

“Nós queremos que as mulheres que estejam passando por uma situação de violência procurem o Ceam e sintam-se acolhidas. E que, por meio do atendimento dos excelentes profissionais que temos ou pela convivência com a história de outras mulheres, ela seja fortalecida”, acrescentou.

 

As unidades do Ceam proporcionam atendimento e acolhimento necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o empoderamento da mulher e o resgate de sua cidadania. O acesso ao serviço independe de qualquer tipo de encaminhamento.

 

Na apresentação do novo espaço da Secretaria da Mulher, servidores relataram um pouco de suas experiências durante os atendimentos. A assistente social Graciele Félix Reis foi uma das que falaram sobre a importância do Centro Especializado em Atendimento às Mulheres.

 

“No Ceam nós não recebemos só as mulheres que já denunciaram seus companheiros. Para ser atendida aqui a mulher não precisa de boletim de ocorrência policial e não necessariamente as mulheres que atendemos querem se separar do autor de violência. Nosso trabalho é ajudá-la a romper o ciclo da violência, ressignificar a sua vida e resgatar sua autoestima, para que vivam de maneira mais digna”, disse Graciele.

 

Para a chefe da unidade, Rosemary Bernardes Silva, é fundamental o reconhecimento ao trabalho feito diariamente pela equipe de profissionais do Ceam Ceilândia. “Não são só qualificados do ponto de vista técnico. São qualificados também como seres humanos que colocam a defesa da vida das mulheres do Distrito Federal em primeiro lugar. Isso é fundamental”, elogiou.

 

Onde encontrar:

 

Ceilândia – QNM 2, conjunto F, lote 1/3 – Ceilândia Centro

 

Planaltina – Jardim Roriz, Área Especial, entrequadras 1 e 2

 

Brasília – Estação do Metrô da 102 Sul

 

*Débora Cruz, com edição da Agência Brasília