gototop

Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal

FacebookTwitterYoutubeFeed

Rede Mulher Artesã

Plano: Rede Mulher

Programa: Rede Mulher Artesã

O Programa Rede Mulher Artesã da Secretaria de Estado da Mulher objetiva criar as condições necessárias para que as artesãs e trabalhadoras manuais do Distrito Federal conquistem sua autonomia com qualidade de vida e dignidade, abrindo novos caminhos para sua emancipação social.

Para tanto, sua estratégia de atuação tem foco no reconhecimento, na valorização e no empoderamento das artesãs e trabalhadoras manuais, estruturando-se com base nas seguintes diretrizes:

  1. Autonomia socioeconômica: fomentar ações focadas na inclusão produtiva e na geração de renda das artesãs e trabalhadoras manuais, por meio da viabilização de mecanismos de valorização e promoção de seus trabalhos e da articulação de oportunidades de comercialização;
  2. Acesso ao crédito e formalização: promover o acesso ao microcrédito produtivo orientado (Prospera Mulher) e estimular a formalização das produtoras artesanais e de seus empreendimentos;
  3. Organização e gestão produtiva: colaborar para o fortalecimento e integração dos núcleos produtivos, estimulando o cooperativismo e articulando ações de qualificação da organização produtiva e da capacidade gerencial dos empreendimentos.

Um dos principais objetivos do Programa Rede Mulher Artesã é construir alternativas efetivas para a inclusão socioprodutiva das artesãs e trabalhadoras manuais, por meio de instrumentos que promovam a valorização de seus trabalhos perante a sociedade e a aproximação com o setor de comércio e serviços para viabilizar o escoamento da produção. Nesse sentido, foi concebido e estruturado o projeto Selo Rede Mulher.

Projetos

Selo Rede Mulher

O projeto é um instrumento de articulação do Programa Rede Mulher Artesã sob a perspectiva do Comércio Justo e Solidário, cujo objetivo é certificar e empoderar 50 grupos com material publicitário, catálogo e inserção na rede de comércio justo e solidário no Distrito Federal.

Na prática, a economia feminista aponta para a necessidade de visibilização, reconhecimento e valorização do trabalho das mulheres, destacando os trabalhos artesanais e manuais, os quais são quase sempre produzidos no ambiente doméstico. Diante disso, o Selo Rede Mulher irá contribuir para estimular o empreendedorismo e o cooperativismo feminino; efetivar canais permanentes de divulgação e escoamento da produção artesanal, entre outros.

  •  Encontros de Economia Feminista e Solidária

Clique aqui para ver as fotos dos Encontros de Economia Feminista e Solidária.

Relatórios

  1. Planaltina - 21/06/2013 (parte 1 / parte 2 / parte 3)
  2. Ceilândia - 27/06/2013 (parte 1 / parte 2parte 3)
  3. Santa Maria - 28/06/2013 (parte 1 / parte 2 / parte 3)
  4. Recanto das Emas - 13/08/2013
  5. Itapoã - 22/08/2013
  6. Riacho Fundo I e II - 28/08/2013 
  7. Samambaia - 04/09/2013
  8. Estrutural - 10/09/2013
  9. São Sebastião - 18/09/2013
  10. Brazlândia - 20/11/2013
  11. Candangolândia - 27/11/2013
  12. Paranoá - 04/12/2013

 

 

 

 

 
VOCÊ ESTÁ AQUI: Início CEDOC Mulher