Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/14 às 21h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Carreta da Mulher atende em Planaltina até o dia 31

COMPARTILHAR

Unidade móvel está ao lado da administração regional da cidade

carreta60A Carreta da Mulher atenderá em Planaltina até o próximo dia 31. A unidade móvel, que está ao lado do prédio da Administração Regional, oferece exames e consultas, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h, e 13h e 17h, com distribuição de senha sempre às 7h. 

“A expectativa é atender pelo menos 3 mil moradoras. Já atendemos pessoas que elogiaram a rapidez de nosso atendimento. Uma moradora disse que há anos tentava fazer o exame de mamografia e não conseguia e ficou muito feliz com a vinda da Carreta da Mulher”, contou a coordenadora da Carreta em Planaltina, Rafaela Pereira, da Secretaria de Saúde.

A secretária da Mulher, Olgamir Amancia, lembra que a Carreta é uma das marcas da atual gestão, que busca estar sempre junto da população. “Com as unidades móveis de saúde, em vez de o povo ir até o governo, o governo é que vai até aonde o povo está. Assim, estamos evitando doenças devastadoras, como o câncer de mama, entre outras”, disse Olgamir.

A Carreta da Mulher disponibiliza 150 exames por dia. São 50 mamografias para mulheres entre 50 e 60 anos – considerada população de risco. Os 50 preventivos de câncer de colo de útero são destinados a pacientes com idade entre 25 e 64 anos e para quem já iniciou a vida sexual. Já as 50 ecografias são oferecidas a mulheres que possuem o pedido médico feito nas unidades da Secretaria de Saúde.

É necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Quem não possui o cartão deve levar documentos de identificação.

“Eu fiz o exame de mamografia e vou aproveitar a carreta para fazer os outros exames que preciso fazer”, afirmou Francisca Lima, moradora do Setor Tradicional.

A Carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material e aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São feitas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica.

Desde o dia 8 de março de 2012, quando o programa foi lançado, as Carretas da Mulher realizaram 110.661 exames. Desse total, 37.949 são mamografias, 39.473 ecografias e 33.239 preventivos. “É uma satisfação chegarmos a esse número de exames. Parabenizo, em especial, os enfermeiros da Atenção Primária das Regionais de Saúde pelo empenho na realização dos preventivos”, afirmou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

Ascom SEM-DF – 3961-1782 – com informações da Secretaria de Saúde