Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/12 às 9h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Brasília lança pôster para a Copa do Mundo

COMPARTILHAR

A secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, participou ontem, 25, a convite do governador Distrito Federal, Agnelo Queiroz, da cerimonia de lançamento do pôster oficial de Brasília para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Erguida por um balão, a imagem, que mistura as cores da bandeira brasileira e a diversidade cultural com as belezas naturais e arquitetônicas da capital, foi exibida em área central da cidade. A ação, idealizada pela FIFA, foi realizada nas 12 cidades-sedes do Mundial. Em Brasília, o evento foi organizado em parceria com o GDF e o Comitê Organizador Local (COL).

O governador, ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz, destacou a exibição do pôster como uma oportunidade de promoção turística da cidade, que receberá a abertura da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e sete jogos da Copa do Mundo de 2014. “Esse pôster é a tradução da imagem de Brasília e um instrumento de divulgação da nossa capital para o país e o mundo”, afirmou.

O desenho vencedor é do diretor de criação e fotógrafo Sérgio Sousa, que cedeu os direitos da imagem à FIFA. Nos próximos dias, o pôster, que mede 8,5mx5m, será carregado pelo balão e poderá ser visto pela população no céu de Brasília. Depois, ele ficará exposto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para ampliar a divulgação, cartazes serão distribuídos em órgãos do GDF, pontos turísticos, escolas e hospitais públicos, entre outros locais de grande circulação.

Além disso, um painel eletrônico itinerante com a imagem do pôster circulará em todas as regiões do DF. Inicialmente, o equipamento ficará no estádio, onde será definido o cronograma. “Esse pôster será o selo de Brasília. É importante que toda a população o conheça”, ressaltou o secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

Pôster – As cores da bandeira do Brasil – branco, azul, amarelo e verde – estão representadas com um dos mais famosos monumentos de Brasília projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer: a Catedral Metropolitana. Características marcantes da capital, como o céu, também são destaque. O sol nascente é representado pela cor amarela, e o poente, pelo alaranjado.

O verde representa as áreas arborizadas da cidade e o gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Por fim, a figura de um jogador de futebol desenhado em diversas cores marca a mistura de etnias, simbolizando os cinco continentes participantes da Copa do Mundo.

Preparativos – Durante o evento, o governador Agnelo Queiroz falou das melhorias na cidade para receber os Mundiais. Entre eles, os investimentos em mobilidade urbana, infraestrutura, tecnologia, desenvolvimento econômico e qualificação profissional. “Estamos valorizando a qualidade de vida para atrair turistas, investimentos e oportunidades para as futuras gerações”, afirmou o governador.

Olgamir Amancia destaca que as mulheres do Distrito Federal estão investindo em qualificação para atender as demanda da Copa do Mundo de 2014 por meio dos programas como o Qualificopa. “A qualificação profissional é um dos caminhos para a emancipação e autonomia das mulheres. Com certeza, a Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014 abrirão excelentes oportunidades para que as mulheres do Distrito Federal se tornem senhoras do próprio destino”, acredita a secretária.

Com informações da Agência Brasília