Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/12 às 11h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

16 dias de luta

COMPARTILHAR

Começam hoje, 19, as ações da Secretaria da Mulher em alusão aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Mês será marcado por encontros com a comunidade, lançamento de livros, performance teatral, grafite e exposição sobre a história da mulher

A Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, lança nesta segunda-feira, 19, o início da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Diversos países do mundo, unindo movimentos feministas e de mulheres e organizações do poder público irão aderir ao movimento.

Este ano, o tema da campanha será “Compromisso e atitude: a lei é mais forte”. “A proposta do movimento, ao agregar mais de 100 países, é fazer um chamamento à sociedade pela adesão à causa, mostrando que é preciso ter forças para quebrar o silêncio, denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo e evidenciar que esta é uma violação aos direitos humanos”, explica a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira.

No Distrito Federal, a campanha começa mais cedo, no dia 19 (geralmente, as ações acontecem de 25 de novembro a 10 de dezembro), com a abertura da exposição Fábrica de Imagens – Um Manifesto Feminista, elaborada pelo Centro de Informação da Mulher (CIM). “A mostra reúne fotografias, cartazes e documentos diversos, além de instalações, sobre a história e o papel da mulher, desde os anos 70 até a atualidade. Debates e exibições de filmes também entram na programação da mostra”, detalha a subsecretária de Enfrentamento à Violência, Silvania Matilde.

A mostra será inaugurada com um ato político, que contará com a presença da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, e da secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Ieda Santos Delgado, localizado na estação do Metrô 102 Sul, a partir das 17h. A exposição permanecerá no local até o dia 23.

O Centro de Referência também será palco de encontros para debater o enfrentamento à violência contra a mulher no DF por meio de relatos de experiências e vivencias pessoais. Haverá ainda o lançamento do livro “Direitos e conflitos psicossociais – ações e interfaces disciplinares”, de autoria das professoras Maria Aparecida Penso e Tânia Mara Campos.

No dia 28 de novembro, a partir das 18h, na passagem subterrânea da 102/202 Norte, um grupo de grafiteiras de Brasília e do Rio de Janeiro farão um mural temático pelo fim da violência contra as mulheres. A ação acontece em parceria com o Balaio Café.

Ainda dentro do calendário de atividades, no Dia Mundial de Combate a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF realizará, no Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Ministério da Saúde, a distribuição de camisinhas e folderes explicativos.

No dia 6 de dezembro, acontece o lançamento da Campanha do Laço branco, que tem como objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

A atividade que marcará o encerramento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” acontecerá no dia 11 de dezembro, a partir das 15h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Secretaria da Mulher apresentará o vídeo “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha”. 

Calendário:


O que: Início dnício Der a eqüidade de gênero ia da Mulher encerra a campanha dos 16 Dias de Ativismo com o lançamento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e abertura da exposição Fábrica de Imagens – Um Manifesto Feminista

Quando: 19 de novembro, a partir das 17h

Onde: Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – Unidade 102 Sul

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Performance teatral voltada ao combate à violência contra as mulheres – organizada pelo grupo teatral do CIM

Quando: 20 de novembro, às 17h

Onde: Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – Unidade 102 Sul

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Roda de Conversa – Conte a sua história; e performance teatral

Quando: 21 de novembro, das 14h às 18h

Onde: Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – Unidade 102 Sul

Informações: (61) 3355-8097

  

O que: Workshop Retrato de Mulher e cinema (filme de autoria feminina com o CineMulher)

Quando: 22 de novembro, às 15h

Onde: Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – Unidade 102 Sul

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Lançamento do Livro “Direitos e Conflitos Psicossociais – Ações e Interfaces Disciplinares”, com a presença das autoras Maria Aparecida Penso e Tânia Mara Campos de Almeida

Quando: 23 de novembro, a partir das 17h

Onde: Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – Unidade 102 Sul

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Grafite na passagem subterrânea da 102/202 Norte

Quando: 28 de novembro, a partir das 18h

Onde: 102/202 Norte

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Dia Mundial de Combate a AIDS – Distribuição de preservativos e folderes explicativos e palestra sobre DSTs, câncer de mama e de colo de útero

Quando: 1º de dezembro, a partir das 9h

Onde: Parque da Cidade

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Roda de Conversa com mulheres soropositivas

Quando: 5 de dezembro, das 14h às 18h

Onde: EQS 508/509 Sul, C1

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Início da Campanha do Laço Branco

Quando: 6 de dezembro, a partir das 14h

Onde: Câmara Legislativa do Distrito Federal – Audiência pública proposta pela deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF)

Informações: (61) 3355-8097

 

O que: Encerramento da campanha dos 16 Dias de Ativismo

Quando: 11 de dezembro, a partir das 15h

Onde: Salão Nobre do Palácio do Buriti

Informações: (61) 3355-8097